Título: ROMA, CIDADE ABERTA E ALEMANHA, ANO ZERO CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autoria de: Larissa Cardoso Oliveira
Orientação de: Luciana Azevedo Rodrigues
Presidente da banca: Luciana Azevedo Rodrigues
Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Segundo membro da banca: Marcio Norberto Farias
Palavras-chaves: Rossellini, Neorrealismo, Análise fílmica, Formação, docente.
Data da defesa: 05/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 10/03/2021
Data da publicação: 10/03/2021
Referência: Oliveira, L. C. ROMA, CIDADE ABERTA E ALEMANHA, ANO ZERO CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este artigo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, tendo como objetivo analisar duas películas e compreender os aspectos contidos nelas que podem contribuir para a formação de futuros professores. No desenvolvimento deste trabalho, percorri um caminho para compreender os motivos que culminaram no nascimento do neorrealismo italiano, a partir daí irei apontar as idiossincrasias presentes no trabalho desenvolvido pelo diretor Roberto Rossellini e, em especial, realizar uma análise fílmica de duas das películas que compõem a renomada Trilogia da Guerra, sendo elas Roma, cidade aberta (1945) e Alemanha, ano zero (1948). Em seguida, seguem os apontamentos de aspectos formais e de conteúdos destas películas e como são refletidos em relação com a formação de professores, a partir da experiência da própria autora deste trabalho de assistir e debater tais obras em um grupo de estudos. Após a análise das relações entre a arte cinematográfica de Rossellini e a formação docente, é possível compreender as suas potencialidades para o desenvolvimento da formação docente numa dimensão de emancipação humana e crítica-reflexiva.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47270
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Cardoso Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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