Título: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2012- 2019) DO GT 07 DA ANPED SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título alternativo: AN ACADEMIC PRODUCTION SURVEY (2012- 2019) OF ANPED GT 07 ABOUT PLAYING IN CHILD EDUCATION
Autoria de: Bruna Assalin Sbampato
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva
Palavras-chaves: Brincar, Brincadeira, Educação Infantil, Direito da Criança, ANPEd
Data da defesa: 11/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/06/2021
Data da publicação: 22/06/2021
Referência: Sbampato, B. A. UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2012- 2019) DO GT 07 DA ANPED SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo mapear as produções apresentadas e publicadas nas edições nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente no Grupo de Trabalho ?? GT 07 que congrega trabalhos acadêmicos sobre crianças de 0 a 6 anos, com o intuito de conhecer como a temática do brincar na educação infantil tem sido tratada nas produções desse GT. Para a consecução deste objetivo, adotamos uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa e do tipo bibliográfica, a partir da revisão de literatura sobre o tema baseando-se nas obras de Kishimoto (2008, 2010, 2011, 2014 e 2018) considerada especialista no brincar, jogos, brinquedos e brincadeiras, nos documentos normativos nacionais que versam sobre a educação infantil e os direitos das crianças, como a Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB1996), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI1998), as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil (DNCE
Abstract: This course conclusion work aims to map the productions presented and published in the national editions of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd), specifically in the Working Group - GT 07, which brings together academic works on children aged 0 to 6 years, in order to know how the theme of playing in early childhood education has been treated in the productions of this WG. To achieve this goal, we adopted a quantitative-qualitative and bibliographic research, based on the literature review on the subject based on the works of Kishimoto (2008, 2010, 2011, 2014 and 2018) considered an expert in playing , games, toys and games, in national normative documents that deal with early childhood education and childrens rights, such as the Law on guidelines and bases for National Education (LDB1996), the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI 1998), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DNCEI2010) and the Common Nation
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47534
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Assalin Sbampato e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo