Título: CONTRIBUIÇÕES NORTE-AMERICANAS NA PEDAGOGIA DO INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON EM LAVRAS, ENTRE OS ANOS 1940 E 1950
Autoria de: Sabrina Maria Botelho Silva
Orientação de: Angelo Constancio Rodrigues
Presidente da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues
Primeiro membro da banca: Paulo Henrique Arcas
Segundo membro da banca: Elaine das Graças Frade
Palavras-chaves: Escola Nova, John Dewey, Colégio Internacional de Campinas, PRO-MEMÓRIAIPG, Lavras
Data da defesa: 19/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 25/03/2021
Data da publicação: 25/03/2021
Referência: Silva, S. M. B. CONTRIBUIÇÕES NORTE-AMERICANAS NA PEDAGOGIA DO INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON EM LAVRAS, ENTRE OS ANOS 1940 E 1950. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso constituiu-se pela hipótese de que, possivelmente as práticas pedagógicas exercidas no Instituto Presbiteriano GammonIPG, basicamente pelosas professoresas norte-americanosas, num período que compreende dos anos 40 ao final dos anos 50, tenham consonância com o escolanovismo praticado por John Dewey nos meados do séc. XIX nos EUA e ainda, que, possivelmente tais práticas tenham sido trazidas de forma inédita para o IPG no final dos séc. XIX para a cidade de Lavras. O recorte temporal foi definido em função do período de estudos da curadora do Pró-Memória do Instituto Presbiteriano GammonPM-IPG de Lavras, tendo em vista que a mesma foi expectadora dos processos em questão, em face disto, o intuito inicial era a realização de entrevistas temáticas com a mesma. Contudo, diante de questões administrativas e das condições impostas pela pandemia, não foi possível dar prosseguimento a esta linha de procedimentos. Assim, o objetivo deste trabalho configurou-se pela análise das práticas pedagógicas internas, tanto do IPG, quanto do Colégio Internacional de Campinas, correlacionando-os aos pressupostos teóricos do escolanovismo deweyniano assim como ao escolanovismo brasileiro do contexto. A metodologia constituiu-se principalmente pela análise documental de fontes primárias e secundárias e os resultados, se não conclusivos em função de empecilhos citados, apontaram para uma confirmação da hipótese apresentada, com base em uma triangulação entre os seguintes elementos ?? estes sim, comprovados?? as metodologias praticadas no Colégio Internacional de Campinas os documentos pessoais da curadora e o acervo do PRÓ-MEMORIA do IPG. Entendemos que a hipótese apontada já nos provoca a um olhar mais atento às práxis educacionais internas às instituições educacionais e a um resgate oportuno da importância e atualidade do escolanovismo enquanto um movimento sempre atual a nos lembrar da boa educação. No conjunto, a contribuição deste trabalho, somada a outros já existentes, nos confirmam a importância do IPG na história e cultura regional do sul e sudeste de Minas e que, com certeza resvala na UFLA.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47299
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sabrina Maria Botelho Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo