Título: UM OUTRO OLHAR SOBRE A CRIANÇA INDÍGENA RESSIGNIFICANDO AS BRINCADEIRAS A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
Autoria de: Leticia Araujo Ferreira
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Katia Batista Martins
Segundo membro da banca: Ellen Maira de Alcantara Laudares
Palavras-chaves: Brincares, indígenas, gênero, cultura, infância
Data da defesa: 09/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 31/03/2021
Data da publicação: 31/03/2021
Referência: Ferreira, L. A. UM OUTRO OLHAR SOBRE A CRIANÇA INDÍGENA RESSIGNIFICANDO AS BRINCADEIRAS A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar no desenvolvimento social e cultural da criança indígena, a fim de problematizar como as relações de gênero influenciam nos brincares infantis. O referencial teórico teve como base os estudos de Tizuko Kishimoto (1994), sobre o brincar Joan Scott (1995), sobre o conceito de gênero Daniela Finco (2010), sobre a transgressão de gênero e William Corsaro (2002 2009), sobre o conceito de reprodução interpretativa. A abordagem metodológica foi a partir de análises descritivas de cenas do documentário Waapa, que retrata o modo de ser e estar das crianças Yudjá e o seu elo com a natureza. Foi possível concluir que as relações de gênero influenciam significativamente nos brincares indígenas, sendo que a cultura e as formas de organização social tornam-se um espelho para os brincares na fase infantil. Dessa forma, os estereótipos do que é ??ser menina?? e do que é ??ser menino?? começam a se disseminar desde as brincadeiras infantis. Por outro lado, falar da capacidade de reinterpretar, criar e transgredir são ações que fazem parte do universo das crianças Yudjá, visto que elas, muitas vezes, rompem com o arcabouço cultural trazido pelos adultos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47544
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Araujo Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo