Título: A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA LEITURA DE CONTOS
Autoria de: Maria Paula Ferreira Costa
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Vanderlei Barbosa
Segundo membro da banca: Érika Giuliana Pires Pinto
Palavras-chaves: Produção, escrita, alfabetização, letramento, letramento literário.
Data da defesa: 30/11/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/12/2020
Data da publicação: 09/12/2020
Referência: Costa, M. P. F. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA LEITURA DE CONTOS. 2020. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre as práticas de letramento literário no contexto de uma sala de alfabetização, a partir da aplicação de atividades de produção escrita de criança, motivados pela leitura do gênero contos de fadas, em livros de literatura infantil. Para isso, desenvolvemos uma Pesquisa-ação, com a elaboração a aplicação de atividades de intervenção literária com crianças em fase de alfabetização, que foram refletidas juntamente com os encontros de estudos do Núcleo de estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE). Para embasar a reflexão da proposta, trazemos como fundamentação teórica os estudos de Soares (1999 2003) sobre o processo de alfabetização a concepção de a leitura e letramento literário de Cosson (2006 2014 2015) reflexões sobre ações de literatura na escola de Lajolo (2009) as pesquisas sobre produção de textos e oralidade de Cardoso (2000 2008) discussões sobre a oralidade e escrita de Marcushi (1997) reflexões sobre a escola e mediação literária de Fernandes e Silva (2013) sobre caminhos de aprendizagem da escrita de Bajard (2002) sobre leitura e escrita de Goulart (2018 2019) sobre o ensino e aprendizagem da escrita de Carvalho (2012) e as relflexões sobre a contação de histórias de Busatto (2010). Durante seu percurso, esse trabalho se desenvolveu, observando as interações dos alunos e seu potencial diante dos contos e recontos, de forma que buscou-se interagir com o letramento da criança, seja através das artes, escuta, escrita e interação social. Percebemos que as propostas pedagógicas estimularam as habilidades de leitura e escrita, quando estruturadas sistematicamente e de forma continuada, possibilitando uma plena aquisição da leitura e escrita, por meio do letramento literário e produção de textos. Assim, na descrição dessas atividades, concluímos que se faz necessário o letramento literário, a partir do gênero narrativas presentes na literatura infantil, que podem contribuir para as atividades de produção escrita na alfabetização.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47232
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Paula Ferreira Costa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo