Título: A LITERATURA E SUA POTENCIA EM DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria de: Ariana Paula de Almeida Silva
Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva
Presidente da banca: Márcio Magalhães da Silva
Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhões
Palavras-chaves: literatura, escola, gênero, sexualidade, ensino
Data da defesa: 26/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 28/06/2021
Data da publicação: 28/06/2021
Referência: Silva, A. P. d. A. A LITERATURA E SUA POTENCIA EM DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma verificação do uso da Literatura como suporte para as discussões de gênero e sexualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, partiu-se da análise das produções apresentadas no13thWomen????????s Worlds Congress e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, evento realizado a cada três anos, que recebe trabalhos de estudiosos das mais diversas partes do mundo. A partir dessa análise alguns trabalhos forma selecionados e uma verificação mais minuciosa foi realizada. Esta pesquisa considera gênero e sexualidade construções sociais e não apenas um aspecto biológico e uma questão de saúde como muitas escolas ainda tendem a crer. Além de trazer definições de genro e sexualidade, o trabalho ainda faz um esclarecimento da conceituação de Literatura e de como esses três temas estão intimamente ligados aos processos educacionais no que se refere a educação sexual e suas ramificações. Para a realização deste trabalho foram usados estudos de caráter literário, histórico e sociológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação do trabalho e posteriores análises, baseada em autores como Cândido (2011),Kollontai( 2011), Louro (1997),Corsino(2010), Abrantes (2011) entre outros.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47520
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ariana Paula de Almeida Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo