Título: ????????EU NÃO SOU BURRO???????? ESTUDO DE CASO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.
Autoria de: Denia Andrade Teixeira
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva
Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves
Palavras-chaves: psicologia, histórico, exclusão, fracasso, escolar
Data da defesa: 08/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/06/2021
Data da publicação: 09/06/2021
Referência: Teixeira, D. A. ????????EU NÃO SOU BURRO???????? ESTUDO DE CASO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Na presente pesquisa realizamos um estudo de caso, sobre a compreensão multideterminada da queixa escolar. O estudo foi realizado no contexto do Programa Residência Pedagógica, durante os anos de 2019 e 2020, a partir do acompanhamento de uma criança de sete anos de idade, que cursava o 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. A queixa escolar referia-se à dificuldade de ler e escrever da criança, a qual era considerada como ????????criança problema???????? e a todo momento era estigmatizada pela escola. Com base no referencial teórico da psicologia histórico-cultural, pela pesquisa buscamos investigar como era compreendida a queixa escolar apresentada pela escola e pela família, identificar e desconstruir os rótulos e estereótipos que permeavam a história escolar da criança e propor intervenções pedagógicas, as quais contribuíssem para a superação das dificuldades de aquisição da escrita. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a supervisora pedagógica, visita domiciliar à família e intervenções pedagógicas com a criança. Pela análise dos resultados enfatizamos a urgência da discussão sobre as múltiplas determinações do fracasso escolar nas instituições de ensino, baseadas em estudos científicos e não no senso comum, o qual limita a compreensão das dificuldades de aprendizagens sob preceitos excludentes, preconceituosos e estereotipados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47262
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Denia Andrade Teixeira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo