Título: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIMENSÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PERSPECTIVA DA REVISTA NOVA ESCOLA
Autoria de: Tarik Muller da Gama
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Andreliza Cristina de Sousa
Segundo membro da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Terceiro membro da banca: Paulo Henrique Arcas
Palavras-chaves: Revista, jogos, Brincadeira, Educação Infantil, Dimensão Lúdica
Data da defesa: 17/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 15/06/2021
Data da publicação: 15/06/2021
Referência: Gama, T. M. d. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIMENSÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PERSPECTIVA DA REVISTA NOVA ESCOLA. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo evidenciar como a Revista Nova Escola trata do tema jogos e brincadeiras na educação infantil no período de 2013 a 2019, como dimensão lúdica no contexto das práticas pedagógicas. Nesta etapa as brincadeiras, em sua riqueza, são pedagógicas, culminando num mundo de fantasias e realidades. A escolha deste tema, justifica-se pela necessidade crescente do estudo sobre a primeira etapa de escolarização das crianças e também pela sistematização das reais contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para a construção do conhecimento na Educação Infantil. Assim, para a construção deste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica baseada na produção da Revista Nova Escola, destacando como os autores descrevem a contribuição dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento na Educação Infantil de 0 a 3 anos. A seleção da Revista Nova Escola, enquanto objeto de análise sobre o tema pesquisado, se deu em razão da sua grande circulação no interior das escolas públicas brasileiras. Para a seleção, foram priorizadas as publicações digitais publicadas no período de 2013 a 2019, que traduziam, em suas edições, discussões centradas na educação infantil. Os resultados mostram que as brincadeiras oportunizaram às crianças momentos de criação, aprendizado e descobertas, visto que lidavam com elementos até então desconhecidos, novos formatos, cores, ou seja, tiveram a chance de se descobrirem e conhecerem um mundo até então inexplorado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47660
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tarik Muller da Gama e Universidade Federal de Lavras
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