Título: ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EDUCATIVO
Título alternativo: NATURE SCIENCE STUDIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION PERSPECTIVES AND CONTRIBUTIONS TO THE EDUCATIONAL PROCESS
Autoria de: Allana de Fátima Morais
Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves
Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Primeiro membro da banca: Eliane Vianey de Carvalho
Segundo membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Palavras-chaves: Anos Iniciais, Currículo e Ensino de Ciências, Formação Cidadã, Paulo Freire, Alfabetização.
Data da defesa: 14/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 29/06/2021
Data da publicação: 29/06/2021
Referência: Morais, A. d. F. ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EDUCATIVO. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Neste trabalho tivemos como objetivo principal apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como intuito mostrar por meio de um levantamento bibliográfico o estudo em ciências da natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando assim, as suas perspectivas e contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Compreendendo sobre a importância dos estudos em ciências da natureza para a formação cidadã, este trabalho destacou os fatores que determinam ou contribuem para a qualidade dos estudos em ciências da natureza nos anos iniciais. Com isso, foram abordados aspectos sobre os estudos em ciências da natureza trazendo a sua relação com a formação cidadã e também a perspectiva Freireana sobre este ensino. Por meio dos estudos e levantamentos bibliográficos realizados, buscou-se trazer então, uma discussão de elementos relativos sobre os estudos em ciências da natureza nos anos iniciais e a sua importância para a formação doa estudante, sobre este ensino e o papel que oa docente possui nas escolas, trazendo assim, contribuições para o desenvolvimento do processo educativo.
Abstract: In this work, our main objective was to present the results of a bibliographical research that aimed to show, through a bibliographical survey, the study of natural sciences in the early years of elementary school, thus analyzing their perspectives and contributions to the teaching process. learning. Understanding the importance of studies in natural sciences for citizen education, this work highlighted the factors that determine or contribute to the quality of studies in natural sciences in the early years. Thus, aspects of studies in natural sciences were addressed, bringing their relationship with citizen education and also the Freirean perspective on this teaching. Through the studies and bibliographic surveys carried out, we sought to bring then, a discussion of elements related to studies in natural sciences in the early years and its importance for the formation of the student, about this teaching and the role that the the teacher has in schools, thus bringing contributions to the development of the educational process.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47042
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Allana de Fátima Morais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo