Título: CURRÍCULO EM RESISTÊNCIA ENTRELAÇANDO GÊNERO, ETNIA E RAÇA
Autoria de: Julia Salido Alves
Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves
Presidente da banca: Jacqueline Magalhães
Primeiro membro da banca: Larissa Bulhões
Segundo membro da banca: Carolina Alvarenga
Palavras-chaves: Transversalidade, PIBID, Residência Pedagógica, Educação Menor, Resistência
Data da defesa: 14/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 07/09/2020
Data da publicação: 07/09/2020
Referência: Alves, J. S. CURRÍCULO EM RESISTÊNCIA ENTRELAÇANDO GÊNERO, ETNIA E RAÇA . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Neste estudo apresentamos experiências e análises, a partir do currículo escolar, para abordar temas transversais em escolas da Educação Básica pública. O conceito de educação menor, apontado por Silvio Gallo, e de experiência, seguindo a teoria de Jorge Larrosa, são estudados para analisar e atuar no micro espaço da sala de aula, provocando pequenas revoluções diárias e reflexões sobre educação que justificam a importância desse trabalho. Nosso objetivo é apresentar o relato de experiência, bem como as análises sobre as práticas vivenciadas e apresentar possibilidades de abordar temas interdisciplinares e transversais. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com observação participativa. As atividades foram realizadas com turmas de 2º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. As oficinas foram intencionalmente preparadas de forma a instigar questões sobre gênero, sexualidade, questões raciais e indígenas, entrelaçadas com o conteúdo do livro didático e com o planejamento da Escola e das professoras, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID por meio de seus projetos, nos anos de 2016 e 2017 e também do Programa da Residência Pedagógica no ano de 2019 em Lavras MG. No PIBID Pedagogia ???????????????????????????????? Gênero e Sexualidade, atuamos durante as aulas de história e utilizamos o currículo escolar para abordar os temas de gênero, sexualidade e questões raciais. A partir dos conteúdos estudados no decorrer da disciplina, embasados nas teorias curriculares, foi possível perceber como o currículo orienta os processos educativos. Na Residência Pedagógica, atuamos em uma sala de 2º ano e abordamos a temática indígena. De acordo com essas oficinas observamos que devemos possibilitar espaços que conversem sobre essas temáticas e que haja reflexões e diálogos, sendo de grande importância a abordagem das mesmas na formação inicial e continuada de trabalhadorases da Educação.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45328
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Salido Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo