Título: IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
Título alternativo: IMPACTS OF THE PATHOLOGIZATION OF EDUCATIONAL PROCESSES A CASE STUDY ON ADHD AND SCHOOL FAILURE
Autoria de: Bruna Carvalho de Avelar
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Palavras-chaves: Hiperdiagnósticos, Medicalização, Estereótipos, Atenção, TDAH.
Data da defesa: 31/07/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 22/08/2020
Data da publicação: 22/08/2020
Referência: Avelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.
Abstract: Today, in the educational field, there is a worrying tendency towards the medicalization of teaching and learning problems, which implies a scenario of overdiagnosis among students, generally associated with supposed disorders of inattention, hyperactivity and impulsivity. In view of this, this study aimed to analyze, in a case study, the impacts of the medicalizing and pathological perspective of educational processes, focusing on the stigmas arising from the diagnosis of ADHD. The interpersonal relationships involved in the teaching and learning process of a student diagnosed with ADHD were investigated, the means by which the teaching institution and the teacher included this subject in school planning, and the pedagogical strategies adopted to promote the students attentional development. For that, we adopted the concept of human being and development proposed by historical-cultural psychology, whose main proponents are the scholars Vygotski, Luria and Leontiev. The results demonstrate the multiple determinations of learning problems, explaining how the school, teaching mediation and stereotypes related to the ADHD report, contributed to the situation of school failure of the research participant.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45146
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de Lavras
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