Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Título alternativo: PLAYING IN CHILDHOOD EDUCATION CONTRIBUTIONS TO THE HISTORICAL-CULTURAL APPROACH
Autoria de: Queren Hapuque Souza
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões.
Primeiro membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Brincar, Psicologia Histórico-Cultural, Jogos de Papéis, Educação Infantil, Mediação
Data da defesa: 13/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 07/09/2020
Data da publicação: 07/09/2020
Referência: Souza, Q. H. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu analisar as possibilidades e potenciais do brincar para o desenvolvimento infantil. O estudo foi pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, mais especificamente na teoria da periodização, que contribuiu para conhecer e refletir sobre a atividade guia da Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo analisar o papel do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, considerando a importância da mediação pedagógica, analisando como a Psicologia Histórico-Cultural contribui para o processo de ensino-aprendizagem, e refletindo sobre propostas de boas práticas de mediação, para desenvolver o brincar. A metodologia da investigação foi conduzida por meio do estudo de materiais já publicados, com o propósito de identificar o estado da arte das questões centrais. Diante disso, considera-se que o presente estudo é de grande importância, uma vez que contribuirá para repensar novas práticas de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present work is a bibliographic research that intends to analyze as possibilities and possibilities of playing for the child development. The study was based on the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Psychology, more specifically on the theory of periodization, which contributed to know and reflect on the guiding activity of Early Childhood Education. The research aimed to analyze the role of toys in childrens development and learning, considering the importance of pedagogical mediation, analyzing how Historical-Cultural Psychology contributes to the teaching-learning process, and reflecting on proposals for good mediation practices, to develop play. The research methodology was conducted through the study of materials already published, with the purpose of identifying the state of the art of the central issues. Given this, it is considered that the present study is of great importance, since it will contribute to rethink new teaching-learning practices.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45141
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Queren Hapuque Souza e Universidade Federal de Lavras
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