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Título: FRACASSO ESCOLAR E CRIANÇAS NEGRAS PROCESSOS DE MARGINALIZAÇÃO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Título alternativo: School failure and black children Processes of marginalization present in school institutions

Autoria de: Maria Luiza Alves Silva

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Palavras-chaves: Psicologia histórico culturas, Fracasso escolar, Crianças negras, Mediações, Relações interpessoais

Data da defesa: 18/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 18/06/2020

Data da publicação: 18/06/2020

Referência: Silva, M. L. A. FRACASSO ESCOLAR E CRIANÇAS NEGRAS PROCESSOS DE MARGINALIZAÇÃO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. 2020. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A presente pesquisa consistiu em um estudo de caso sobre as correlações entre as múltiplas determinações do fracasso escolar e os processos de marginalização de crianças negras nas instituições de ensino. Realizada no contexto do projeto Residência Pedagógica, a pesquisa acompanhou um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, de 11 anos, negro e não alfabetizado, rotulado como aluno problema, o qual era excluído e negligenciado devido a sua condição de vulnerabilidade socioeconômica. Tendo como referencial teórico os pressupostos da psicologia histórico-cultural, a pesquisa buscou evidenciar as diversas violências que crianças negras sofrem durante sua trajetória escolar e o quanto essas práticas excludentes influenciaram na marginalização do participante, o empurrando para o fracasso escolar e interferindo em sua aprendizagem. A metodologia utilizada valeu-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados observações não estruturadas, entrevista semiestruturada com o professor participante, e intervenções pedagógicas com o participante. Os resultados apontam o quanto a escola ainda se pauta em preceitos elitistas, excludentes e racistas que estigmatizam e marginalizam as crianças negras, e explicitam a urgência de processos formativos que discutam as múltiplas determinações do fracasso escolar em contraposição a concepções de senso comum que destilam preconceitos e estereótipos de raça e de classe.

Abstract: The present research consisted of a case study on the correlations between the multiple determinations of school failure and the processes of marginalization of black children in the school space. Conducted in the context of the Pedagogical Residence project, the research followed an 11 year old 5th year elementary school student, black and illiterate, labeled as a problem student, being excluded and neglected due to his condition of vulnerability. Taking as a theoretical reference the assumptions of historical cultural psychology, the research sought to highlight the various violence that black children suffer during their school trajectory and the extent to which these exclusionary practices influenced the marginalization of the participant, pushing them towards school failure and interfering in their learning. The methodology used used the following data collection instruments unstructured observations, semi-structured interviews with the participating teacher, and pedagogical interventions with the participant. The results show how much school is still based on elitist, exclusionary and racist precepts, to stigmatize and marginalize black children and the urgency of training processes that discuss the multiple determinations of school failure as opposed to common-sense conceptions that distort prejudices and stereotypes of race and class.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20201201611477

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45092

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Luiza Alves Silva e Universidade Federal de Lavras

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