Título: Literatura infantil digital a leitura em movência na formação de pequenos leitores
Autoria de: Thayanne da Silva Andrade
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Natany Avelar Silva
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: literatura, movência, obras, digitais, digitalizadas
Data da defesa: 09/06/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 30/06/2020
Data da publicação: 30/06/2020
Referência: Andrade, T. d. S. Literatura infantil digital a leitura em movência na formação de pequenos leitores. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa compreender a literatura infantil em ambientes digitais como um espaço movente da leitura, a partir do diálogo entre os sujeitos leitores e o mundo, tendo em vista que os temas abordados na literatura infantil se constituem recursos de produção de sentido e de reflexão, extrapolam a condição de ????????componente curricular????????. Nesse contexto, é importante compreender o papel que o texto literário traz como movência na formação leitora, para que o docente consiga ter práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras. Diante disso, como objetivo, propomos identificar as características de uma leitura em movência em obras de literatura infantil digital, disponibilizada gratuitamente, com o propósito de compreender a organização das obras em formato digital de videoanimação. Para fundamentar a presente reflexão mobilizamos o conceito de movência de Paul Zumthor, e de letramento e letramento literário sob a ótica de Magda Soares e Rildo Cosson, em interlocução com outros autores. Ao analisarmos 3 (três) obras de videoanimação com narrativas literárias para crianças, disponíveis em ambientes digitais, os dados nos mostram a disponibilização de livros digitais ou digitalizados direcionados para crianças, apresentam uma leitura em movência. As narrativas se organizam na junção de imagens em movimento, de som pela narração eou musicalidade, de cores e de escritos, evidenciando um o leitor movente.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45087
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thayanne da Silva Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo