Título: A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL DO IDEAL AO REAL
Título alternativo: BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF IN BRAZIL FROM IDEAL TO REAL
Autoria de: Amanda Eduarda Costa
Orientação de: Josiane Marques da Costa
Presidente da banca: Josiane Marques da Costa
Primeiro membro da banca: Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares
Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza
Terceiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues
Palavras-chaves: Educação Bilíngue, Escolas Bilíngues, Surdos, Libras, Educação de surdos.
Data da defesa: 11/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 08/09/2020
Data da publicação: 08/09/2022
Referência: Costa, A. E. A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL DO IDEAL AO REAL. 2020. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar quais e quantas são as instituições de educação básica que implementaram a educação bilíngue para surdos no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa e quantitativa, portanto, ??quantiqualitativa??. Foi realizado um levantamento no website das instituições encontradas, buscando trazer como acontece o ensino bilíngue de surdos a partir das propostas pedagógicas de algumas dessas instituições. Os resultados da pesquisa mostraram que, no total, foram encontradas 33 instituições de ensino brasileiras que seguem a proposta educacional bilíngue de surdos na educação básica. Portanto, ainda não temos instituições bilíngues para surdos suficientes para atender todos os surdos. Entretanto, os documentos analisados das instituições bilíngues demonstram que essa proposta tem sido atendida corretamente pelas instituições que seguem a perspectiva bilíngue para surdos.
Abstract: This work aims to investigate which and how many are the institutions of basic education that implemented bilingual education for the deaf in Brazil. THE methodology used in the research was qualitative and quantitative, therefore, ??quantiqualitative??. A survey was carried out on the website of the institutions found, seeking to bring about how bilingual teaching of the deaf happens based on the proposals of some of these institutions. The survey results showed that, in the In total, 33 Brazilian educational institutions were found that follow the proposal bilingual educational program for deaf people in basic education. So, we still dont have institutions bilingual for the deaf enough to serve all the deaf. However, the documents analyzed by bilingual institutions demonstrate that this proposal has been met correctly by institutions that follow the bilingual perspective for the deaf.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45273
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Amanda Eduarda Costa e Universidade Federal de Lavras
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