Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Autoria de: Eliza Cristina de Souza Araujo
Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares
Presidente da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Alfabetização, Educação, Currículo, Políticas Públicas, Legislações
Data da defesa: 13/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 07/09/2020
Data da publicação: 07/09/2020
Referência: Araujo, E. C. d. S. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2020. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo elencar as principais diretrizes e políticas públicas para alfabetização, partindo desde a Lei de Diretrizes e Bases (1996) até a Política Nacional de Alfabetização (2019). Considerando a multiplicidade das legislações e dos documentos orientadores da educação, considerou- se também como objetivo deste estudo apontar as possíveis convergências e divergências entre a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização, visto que ambos os documentos são os mais recentes e buscam se complementar. Para contextualizar nosso estudo foi apresentado um pouco sobre os conceitos de educação, alfabetização, escolas, políticas públicas e políticas públicas educacionais. O estudo teve como recorte de pesquisa, o Ensino Fundamental, na qual a pesquisa se deu pelo método de análise documental, de caráter qualitativo. Essa pesquisa se justifica se, pelo fato de que os estudos a respeito da Base Nacional Comum Curricular serem escassos por ela ser um documento recente e que ainda se encontra em fase de implementação, e também com a implementação da Política Nacional de Alfabetização muito se pensa sobre as convergências e divergências nestes dois documentos. Este estudo possibilitou alcançar os objetivos iniciais deste trabalho, visto que foram elencadas as principais políticas públicas para alfabetização e comparamos as duas mais recentes que são a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Acreditamos que essa pesquisa possa favorecer a novos estudos sobre a temática e auxiliar os educadores com relação ao estudo sobre essas políticas para alfabetização.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45080
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eliza Cristina de Souza Araujo e Universidade Federal de Lavras
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