Título: A Contação de Histórias e a Leitura Literária como Atividades Pedagógicas
Autoria de: Luana Cristina Aparecida Santiago
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Joselma Silva
Segundo membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes
Palavras-chaves: Alfabetização, Contação de Histórias, Formação de Leitor, Leitura Literária, Letramento
Data da defesa: 18/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 07/09/2020
Data da publicação: 07/09/2020
Referência: Santiago, L. C. A. A Contação de Histórias e a Leitura Literária como Atividades Pedagógicas. 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45281
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luana Cristina Aparecida Santiago e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo