SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A Contação de Histórias e a Leitura Literária como Atividades Pedagógicas

Autoria de: Luana Cristina Aparecida Santiago

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Joselma Silva

Segundo membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes

Palavras-chaves: Alfabetização, Contação de Histórias, Formação de Leitor, Leitura Literária, Letramento

Data da defesa: 18/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Santiago, L. C. A. A Contação de Histórias e a Leitura Literária como Atividades Pedagógicas. 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20201201610525

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45281

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luana Cristina Aparecida Santiago e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo