Título: O USO DE CASOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE
Autoria de: Francine de Souza Rezende
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalvez
Segundo membro da banca: Regilson Borges Maciel
Palavras-chaves: Casos de ensino, Formação Docente, Curso de Pedagogia, Raciocinio Pedagógico, Formação Incial.
Data da defesa: 02/09/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 11/09/2020
Data da publicação: 11/09/2022
Referência: Rezende, F. d. S. O USO DE CASOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar o uso dos casos de ensino em uma disciplina de um curso de Pedagogia e suas contribuições para o processo de reflexão e profissionalização de professores ainda no contexto da formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório-descritivo, a qual utilizou-se como fonte de coleta de dados os registros e notas de aula da pesquisadora, bem com os relatórios finaispastas de estágio de 10 estudantes em que continham evidências das percepções sobre o usos dos casos de ensino ao longo da disciplina de Práticas nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. São aportes teóricos deste estudo Mizukami (2000, 2002, 2004), Nono (2005), Nono e Mizukami (2002), Nóvoa (2017) e Almeida et al. (2019). A análise dos registros de aula e dos relatórios de estágiopasta, nos permitiu constatar que o uso dos casos de ensino permitiu ganhos aos estudantes no que se refere à aprendizagem da docência e dos aspectos que cercam o fazer pedagógico e ao desenvolvimento de uma postura profissional. Observou-se a valorização da reflexão sobre a prática pautada em referenciais teóricos que auxiliassem a análise dos casos de ensino e dos episódios neles retratados e que estavam associados ao contexto da sala de aula e da escola. Ficou evidente a articulação entre a teoria e prática profissional e docente, com ênfase nas considerações acerca do ato de ensinar, à valorização da formação docente e da reflexão sobre a prática pedagógica. Foi possível observar indícios de desenvolvimento do raciocínio pedagógico pelas futuras professoras, ampliando as formas de pensar, ser e estar na profissão em uma perspectiva de desenvolvimento profissional docente.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45093
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Francine de Souza Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo