Título: Educação e Estilos de Aprendizagem
Autoria de: Carolinne Machado Barra
Orientação de: Claudio Lucio Mendes
Presidente da banca: Cláudio Lúcio Mendes
Primeiro membro da banca: Márcio Magalhães da Silva
Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Terceiro membro da banca: Isabel Cristina Dornelas da Costa
Palavras-chaves: Estilos de Aprendizagem, Neurociências, Educação, Revisão Bibliográfica, Ensino-aprendizagem
Data da defesa: 24/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 14/09/2020
Data da publicação: 14/09/2022
Referência: Barra, C. M. Educação e Estilos de Aprendizagem. 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Neste artigo discutimos os estilos de aprendizagem e seus empregos nos processos educacionais e no contexto das tecnologias digitais e seus artefatos. Problematizar um tema como esse se justifica por dois aspectos 1) a relação dos sujeitos e os artefatos tecnológicos vem se dando em salas de aula, em bibliotecas, em ambientes digitais etc., envolvidos com processos de ensino e aprendizagem 2) as teorias de estilos de aprendizagem vêm pensando articulações entre as aprendizagens escolares com as aprendizagens promovidas pelas tecnologias digitais e seus mecanismos, apontando novas perspectivas para se abordar o trabalho docente e o desenvolvimento discente. Propomos como objetivo geral analisar os possíveis impactos dos estilos de aprendizagem sobre os processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Metodologicamente, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica sobre o tema para analisarmos como as diferentes teorias sobre estilos de aprendizagem são apresentadas. Concluímos apresentando a noção de canais de aprendizagem como uma possibilidade de avanço teórico e de produção de modelos para identificarmos modos mais eficientes de se ensinar e aprender.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45267
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Carolinne Machado Barra e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo