Título: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autoria de: Fernanda Alves de Assis
Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Terceiro membro da banca: Ellen Maira de Alcântra Laudares
Palavras-chaves: ensino aprendizagem, tecnologias digitais, práticas pedagógicas, escola pública, sala de aula
Data da defesa: 10/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 06/09/2020
Data da publicação: 06/09/2022
Referência: Assis, F. A. d. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2020. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Os professores utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas de ensino? Este uso é qualificado segundo o que se pede a BNCC quanto ao uso das TD nas práticas pedagógias? Com base na BNCC (BRASIL, 2017) classificamos o uso das TD pelos professores em sala de aula, escola e ou fora dela, em ??uso como meio?? e ??uso como fim??. O primeiro seria o uso da TD como um auxílio para atividades, sem a integração dos alunos ou o manuseio da TD por eles. Já o ??uso como um fim?? classificamos como o uso qualificado, o uso das TD com a intencionalidade ou pretensão de desenvolver nos estudantes competências digitais. Para responder nosso questionamento inicial recorremos a uma revisão sistemática da literatura, a partir de um protocolo previamente elaborado que teve como critério de inclusão artigos de pesquisa aplicada, feita em escolas públicas de diferentes estados brasileiros e de exclusão pesquisas com dados secundários, realizadas em escolas privadas e ou ensino superior. Os descritores utilizados foram ??Tecnologias Digitais Professores Sala de Aula??, tendo a palavra ??AND?? como operador booleano. Foram encontrados na plataforma dos Periódicos Capes 93 artigos 21 pelo pesquisador um, e 23 pelo pesquisador dois. Tendo como critério pesquisas com dados primários realizadas em escolas públicas brasileiras com foco no ensino fundamental e médio. Em um segundo momento foi feita uma leitura aprofundada por três pesquisadores e 16 artigos foram incluídos para revisão, os quais atendiam aos critérios de inclusão. Os principais resultados da pesquisa comprovaram que a maior parte dos professores utilizavam as tecnologias digitais, porém que o seu uso era em maior parte não qualificado, decorrente da falta de aprimoramento e intencionalidade nas práticas pedagógicas. Concluímos que o uso qualificado das Tecnologias Digitais em sala de aula é possível, mas que ainda é necessário investimentos tanto na infraestrutura escolar quanto na formação de professores para que de fato esse uso qualificado se torne uma realidade concreta em nosso país.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45067
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fernanda Alves de Assis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo