Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PERCURSOS E DESAFIOS DE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES
Autoria de: Isabel Cristina Dornelas da Costa
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Segundo membro da banca: Amanda Valiengo
Palavras-chaves: Brinquedoteca Universitária, Formação docente, Curso de Pedagogia, Brincar, Educação.
Data da defesa: 02/09/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 11/09/2020
Data da publicação: 11/09/2022
Referência: Costa, I. C. D. d. BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PERCURSOS E DESAFIOS DE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES. 2020. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A pesquisa em tela tem por finalidade investigar uma iniciativa de formação docente comprometida com os brincares a partir da constituição da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da UFLA e ações desenvolvidas por ela. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma análise documental dos registros e memórias da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia e registros reflexivos das brincantes, notas de encontros e reuniões. Realizou-se ainda uma pesquisa bibliográfica identificando os pressupostos que permeiam a criação das brinquedotecas universitárias. Na sequência, os estudos caminharam para a compreensão dos processos formativos brincantes, em uma perspetiva histórico-cultural, perpassando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão a partir das ações promovidas pelana Brinquedoteca e sua equipe de brincantes. Os resultados evidenciaram a importância da brinquedoteca universitária nos cursos de pedagogia como espaço formador e promotor de aprendizagem da docência. Revelou os ganhos de um trabalho colaborativo e que prima pela articulação teoria e prática na formação profissional. Ficou evidente o crescimento pessoal e profissional das estudantes a medida que se envolviam com os pressupostos, estudos e ações promovidas pela brinquedoteca. Ao assumirem o protagonismo das ações e do acolhimento às crianças no âmbito da brinquedoteca, aos poucos iam desenvolvendo uma atitude profissional, responsável e sensível, comprometida com práticas pedagógicas que primam pela garantia e promoção da infância. O papel desempenhado pela coordenadora da brinquedoteca, revelou-se essencial para a inserção, envolvimento e aprendizagens do grupo, evidenciando o lugar de formadora experiente, capaz de impulsionar e promover situações e aprendizagens acerca da profissão de forma colaborativa, permeada de reflexões ao longo de todo o processo, favorecendo a elaboração de conhecimentos profissionais e uma postura e prática pedagógica comprometida com os brincares.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45088
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabel Cristina Dornelas da Costa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo