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Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Autoria de: Patrick Junior de Souza

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Práticas Pedagógicas, Ensino Superior, Inclusão, Projetos Pedagógicos, Análise Documental

Data da defesa: 19/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 02/09/2020

Data da publicação: 02/09/2020

Referência: Souza, P. J. d. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. 2020. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O trabalho exposto propõe uma reflexão acerca da formação docente inicial no que tange às relações étnico-raciais. Foi incluído no Currículo Escolar a partir da luta do Movimento Negro, a Lei 10.6392003 culminando na obrigatoriedade do estuda da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Essa mesma lei em 2008, foi alterada para Lei 11.645, e se tornou também obrigatória a abordagem da História e Cultura Indígena nas escolas, surgindo a proposta de uma educação voltada para o respeito as diferenças e a inclusão. Ao observarmos as práticas decorrente dessas leis na escola, notamos que é um tema deixado de lado tanto pela escola quanto pelos professores, uma hipótese levantada foi de que os professores e professoras não tiveram uma formação inicial adequada para o trato da questão, surgindo assim a necessidade de verificar as práticas formativa no ensino superior a partir de uma análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos e constatamos como tem sido uma temática que não chega efetivamente nos cursos de formação.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20201201521260

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45079

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Patrick Junior de Souza e Universidade Federal de Lavras

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