Título: A nucleação como política de atendimento de estudantes surdos no município de LavrasMG
Título alternativo: The nucleation as a student service policy in Lavras MG
Autoria de: Karla Cristina Sousa Pereira
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares
Palavras-chaves: Educação de surdos, educação bilíngue, políticas públicas, nucleação, surdez
Data da defesa: 07/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Pereira, K. C. S. A nucleação como política de atendimento de estudantes surdos no município de LavrasMG . 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e refletir sobre as políticas públicas desenvolvidas no âmbito da educação de surdos no município de Lavras, tomando como referência a legislação específica sobre o tema, a análise dos documentos referentes à nucleação de alunos e os depoimentos de pessoas que participaram das discussões sobre a proposta de atendimento educacional dos alunos surdos no município. Partimos do pressuposto de que é importante promover o reconhecimento dos direitos dos surdos que, muitas vezes, se sentem oprimidos e não têm sua cultura e seus valores respeitados e, para isso, abordamos os limites e perspectivas no contexto da inclusão de alunos surdos em uma escola polo em LavrasMG, com o objetivo de promover a inserção da Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes surdos. É fundamental salientar a importância do tema, embora ele já tenha sido muito pesquisado e documentado, o processo de inclusão é dinâmico e necessita de um contínuo trabalho de pesquisa que crie uma base teórica sólida para reflexões e ações que contribuam na efetivação do processo de inclusão de alunos com deficiência, em especial os alunos surdos em escolas regulares de educação básica. Para esse trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como base o estudo de caso e para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Foram analisados os documentos norteadores da proposta de nucleação, bem como os depoimentos de dois sujeitos participantes da equipe gestora do processo de nucleação em Lavras. Os resultados apontam que o município de Lavras foi pioneiro na região em tratar a educação de surdos como uma educação que tem suas especificidades, mas que vai além da educação inclusiva, entendendo que o surdo não é deficiente. Além disso, os resultados apontam que a nucleação precisa de uma continuidade, no sentido de se reestabelecer todo o andamento da nucleação que foi fragmentado, para que assim, possamos continuar na busca e na luta por uma educação equânime.
Abstract: This course conclusion paper aims to present and reflect on the public policies developed in the field of deaf education in the city of Lavras, taking as reference the specific legislation on the subject, the analysis of the documents related to the nucleation of students and the testimonies of people who participated in the discussions about the proposal of educational assistance of deaf students in the municipality. We assume that it is important to promote the recognition of the rights of deaf people who often feel oppressed and do not respect their culture and values. To this end, we address the limits and perspectives in the context of including deaf students in a Polo school in Lavras MG, with the objective of promoting the insertion of Libras as a first language and Portuguese as a second language in the teaching and learning process of deaf students. It is essential to emphasize the importance of the theme, although it has been researched and well documented, the inclusion process is dynamic and needs a continuous research work that creates a solid theoretical basis for reflections and actions that contribute to the effective inclusion process. students with disabilities, especially deaf students in regular elementary schools. For this work a qualitative and quantitative research was conducted, based on the case study and for data collection, the semi-structured interview was used as instrument. The guiding documents of the nucleation proposal were analyzed, as well as the testimonies of two subjects participating in the management team of the nucleation process in Lavras. The results show that the municipality of Lavras was a pioneer in the region in treating deaf education as an education that has its specificities, but goes beyond inclusive education, understanding that the deaf is not deficient. Moreover, the results indicate that nucleation needs continuity, in order to reestablish the whole progress of the fragmented nucleation, so that we can continue in the pursuit and struggle for an equitable education.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44681
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Karla Cristina Sousa Pereira e Universidade Federal de Lavras
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