Título: CRIAÇÃO IMAGINÁRIA ????NO VOO DO QUERO-QUERO???? A LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
Autoria de: Leandra Aparecida de Sousa Souza
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Dalva de Souza Lobo
Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcantara Laudares
Terceiro membro da banca: Luciana Soares da Silva
Palavras-chaves: Criação Imaginária, Leitura literári, Mediação da leitura, Produção de narrativas, Contação de histórias
Data da defesa: 25/10/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 02/12/2019
Data da publicação: 02/12/2019
Referência: Souza, L. A. d. S. CRIAÇÃO IMAGINÁRIA ????NO VOO DO QUERO-QUERO???? A LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Quando as crianças ouvem diferentes histórias, contadas ou lidas, e atribuem sentidos ao contexto da narrativa, esta ação possibilita o desenvolvimento de estruturas cognitivas e da capacidade de imaginação. As atividades de leitura literária abrem espaço para se interagir com o leitor, geram um diálogo por meio da compreensão do texto e pelo encantamento da narrativa. Diante disso, temos por objetivo descrever práticas de leitura de livros de literatura infantil e de produção textual com 20 crianças de 6 a 12 anos que integram um projeto social de atletismo localizado nas dependências do Departamento de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Este trabalho busca compreender o processo de criação imaginária e de mediação da leitura literária como estimulador de criação de narrativas. Após a leitura de textos de livros de literatura infantil as crianças foram estimuladas a criarem suas próprias narrativas. Para isso, optamos por desenvolver uma pesquisa-ação, em que escolhemos por procedimento metodológico a aplicação, descrição e análise da experiência como pesquisadora sobre a prática de produção de narrativas a partir de livros de literatura infantil. Como embasamento teórico nos apoiamos no conceito de criação imaginária e de mediação de Vygotsky na concepção de leitura literária de Cosson e Colomer, na concepção de produção de narrativas Cardoso. Este trabalho compreende que as atividades de leitura e produção de narrativas como um espaço de apropriação dos significados atribuídos à leitura prazerosa de obras de literatura infantil.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44600
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leandra Aparecida de Sousa Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo