Título: Fundamentos éticos desafios na formação
Título alternativo: Ethical grounds challenges in training
Autoria de: Franciene Soares
Orientação de: Vanderlei Barbosa
Presidente da banca: Vanderlei Barbosa
Primeiro membro da banca: Carlos Betlinski
Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues
Palavras-chaves: Ética, pedagogia, sujeito ético, educação, escola.
Data da defesa: 20/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 10/12/2019
Data da publicação: 10/12/2019
Referência: Soares, F. Fundamentos éticos desafios na formação. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Neste trabalho, intitulado Fundamentos éticos desafios na formação, temos como objetivo, analisar como a pedagogia pode contribuir para a formação e o desenvolvimento do sujeito ético. Buscamos conceituar as ideias pedagógicas em diferentes períodos da história, ancoradas em Moacir Gadotti, também refletir sobre os desafios pedagógicos fundamentadas em Paulo Freire, e definir o conceito de ética apoiadas de Leonardo Boff. Como procedimento metodológico, fizemos uma revisão bibliográfica sobre a literatura mencionada anteriormente. Concluímos com este trabalho que a educação é essencial para formação de um sujeito éticohumanizado, que se caracteriza como um ser racional, mas que também ama, cuida, se responsabiliza e se compadece.
Abstract: In this paper, entitled Ethical foundations challenges in education, we ain to analyze how pedagogy can contribute to the formation and development of the ethical subject. We seek to conceptualize the pedagogical ideias in different periods of history, anchored in Moacir Gadotti, also reflect on the pedagogical challenges based on Paulo Freire, and define Leonardo Boff??s concept of supported ethics. As a methodological procedure, we made a literature mentioned above. We conclude from this work that education is essential for the formation of an ethicalhumanized subject, who is characterized as a rational being, but who also loves, cares for, takes responsibility and sympathizes.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44669
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Franciene Soares e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo