Título: OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM INSTUIÇÕES PÚBLICAS
Autoria de: Júlith Layane Marciano Reis Paixão
Orientação de: Elaine das Gracas Frade
Presidente da banca: Elaine das Graças Frade
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Palavras-chaves: Educação, Modalidade, Ead, Pedagogia, Formação
Data da defesa: 13/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 03/12/2019
Data da publicação: 03/12/2019
Referência: Paixão, J. L. M. R. OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM INSTUIÇÕES PÚBLICAS. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar estudantes do curso de Pedagogia na modalidade a distância de Instituições Públicas brasileira, considera-se de que a Educação a Distância (EaD) constitui- se em uma das opções para a formação inicial de profissionais nos últimos anos, o que torna uma escolha acessível para quem necessita conciliar uma jornada dupla de estudo e trabalho diários, e em muitos casos, até os cuidados com a família. Tendo em vista a opção de investigar a modalidade de ensino a distância busca-se por meio desta pesquisa aprofundar-se mais a respeito dos principais desafios encontrados pelos estudantes e professores durante o a formação docente. Compreender como é estruturado o curso de Pedagogia na modalidade a distância de Instituições Públicas, e quais os desafios encontrados por ele durante o percurso da formação. Diante destes questionamentos, a metodologia a ser utilizada será o método de análise de dados de repositórios institucionais de Instituições Públicas, com busca em artigos, dissertações ou tese de mestrado que tenham como tema o curso de Pedagogia na EaD, durante o período de 2005 a 2018. Os achados da pesquisa revelam que a educação a Distância se encontra em grande expansão, e a procura por esta modalidade vem se tornando mais aceita com os passar dos anos. Em contra partida vemos que muitas instituições não estão preparadas a trabalhar com a modalidade a distância, faltam recursos, preparos por parte dos docentes e coordenação, dentre outros problemas que serão citados no decorrer do texto, tudo leva a crer que estes desafiosdificuldades acabam de certa forma deixando a desejar o processo de formação para uma futura atuação docente.
Abstract: This paper aims to investigate students of the Pedagogy course in the distance modality of Brazilian Public Institutions. It is considered that Distance Education (EaD) is one of the options for the initial training of professionals in recent years. which makes it an affordable choice for those who need to reconcile a double days study and daily work, and in many cases even family care. Given the option of investigating the modality of distance learning, this research seeks to deepen more about the main challenges encountered by students and teachers during teacher education. Understand how the Pedagogy course is structured in the distance modality of Public Institutions, and what the challenges encountered by it during the course of formation. Given these questions, the methodology to be used will be the method of data analysis of institutional repositories of Public Institutions, searching for articles, dissertations or masters thesis that have as their theme the Pedagogy course in DE, during the period from 2005 to 2018. The research findings show that distance education is booming, and the demand for this modality has become more accepted over the years. In contrast, we see that many institutions are not prepared to work with the distance mode, lack of resources, preparation by teachers and coordination, among other problems that will be cited throughout the text, all leads to the belief that these challenges difficulties end in a way leaving the formation process for a future teaching performance to be desired.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44689
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Júlith Layane Marciano Reis Paixão e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo