Título: GESTÃO PEDAGÓGICA E A GARANTIA DA APRENDIZAGEM
Título alternativo: PEDAGOGICAL MANAGEMENT AND THE GUARANTEE OF LEARNING
Autoria de: Giulia Mendel Torres Cornelio
Orientação de: Carlos Betlinski
Presidente da banca: Carlos Betlinski
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares
Palavras-chaves: gestão, educacional, políticas, educacionais, ensino-aprendizagem
Data da defesa: 26/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 10/12/2019
Data da publicação: 10/12/2019
Referência: Cornelio, G. M. T. GESTÃO PEDAGÓGICA E A GARANTIA DA APRENDIZAGEM. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A dificuldade na aprendizagem dos estudantes brasileiros é preocupante, na medida em que necessitam de iniciativas dos sistemas de ensino para contribuírem com o trabalho pedagógico nas escolas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo central analisar a articulação entre a gestão pedagógica e as políticas educacionais no ambiente escolar. Nesse contexto, foi estabelecido como objeto de estudo o Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado, desenvolvido em uma escola no sul de Minas Gerais em 2017 e 2018, com o intuito de atender os estudantes que apresentavam dificuldades no aprendizado. Entre outros objetivos estão em analisar o projeto, assim como a realidade dos estudantes e o rendimento escolar. O problema que direcionou a investigação foi em identificar as variáveis que contribuem para o ensino-aprendizagem dos estudantes em articulação com a gestão pedagógica e a política educacional mencionada. Neste trabalho, mencionamos alguns aspectos como a importância da gestão, a relação da gestão pedagógica e o projeto, as variáveis que contribuem para o ensino-aprendizagem, a análise e a realidade da escola. O trabalho foi desenvolvido a partir do ano de 2018, com base em referencias teóricos de produções acadêmicas, entre eles artigos e livros, assim como os documentos elaborados pela Secretaria de Estado de Educação relacionados ao projeto e nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Espera-se que o trabalho possa prover elementos necessários para se pensar e repensar na prática educativa de toda equipe escolar, em especial da gestão pedagógica ao reconhecer a necessidade de parceria com as ações externas, para que assim mobilize todos os âmbitos e sujeitos a desenvolver uma educação de qualidade focada nas necessidades do estudante.
Abstract: The Brazilian students difficulty in learning is disturbing, to the extent that they need initiatives from the educational system to cooperate to the pedagogical work in schools. Therefore, this paper aims to analyze the articulation between pedagogical management and educational policies in school settings. In this context, the project of Differentiated Pedagogical Accompaniment was established as an object of research. The mentioned program was developed in a school in the South of Minas Gerais, in 2017 and 2018, with the goal of attending the students who presented difficulties of learning. Within the other objectives, this research focus on the analysis of the project as well as the reality of the students and school performance. The problem that led the investigation was the identification of the variables that contribute to the students process of learning and teaching in addition to the pedagogical management and the alluded educational policy. Throughout the paper, some aspects will be stated, such as the importance of management, the relationship of pedagogical management and the DPA Project, the variables that contribute to teaching-learning, analysis and the reality of the school. This work was developed from the year 2018, based on theoretical references of academic productions, including articles and books, as well as documents prepared by the State Department of Education related to the project and data provided by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep). It is expected that this study can provide necessary elements to think and rethink the educational practice of all school staff, especially in pedagogical management by recognizing the need for partnership with external actions, with the purpose of mobilizing all areas and individuals to develop an education of quality-focused on student needs.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44688
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giulia Mendel Torres Cornelio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo