Título: QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRINHAS UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE LEITURA
Autoria de: Heleonara Gabriela Souza de Paula
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Representação de Leitura, Tirinhas, Leitura de imagens, Produção de textos, Linguagem Hibrida
Data da defesa: 04/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 03/07/2019
Data da publicação: 03/07/2019
Referência: Paula, H. G. S. d. QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRINHAS UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE LEITURA. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este trabalho estrutura-se fundamentado nos resultados de uma pesquisa de iniciação científica, que teve por finalidade estudar sobre a representação de leitura presente em tirinhas direcionadas ao público infantil. Para isso, assumimos por objetivo descrever e analisar a compreensão de leitura representada em tirinhas e seu efeito de sentidos na produção escrita de crianças, com intuito de descrever diferentes modos da ação leitora. O estudo define como corpus investigativo as tirinhas de Anabel, de Lascast Mota, produzidas entre 2008 e 2011, na Revista Recreio, em que se observou as diferentes narrativas construídas como um texto multimodal e seus possíveis efeitos de sentido na produção escrita, de alunos do 3.º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de uma cidade do sul de Minas Gerais, durante o ano de 2018. Para isso, optamos por realizar uma pesquisa de campo, com foco qualitativo. Para análise dos dados, tomamos como base teórica os estudos de Goulemot (1996), Manguel (1997), Martins (2003) e Freire (2001) sobre a definição de leitura de Santaella (2012) e Ramos (2011) sobre de leitura de imagens de Oliveira (2010), Santos e Silva (2009) sobre quadrinhos e tirinhas, por fim, de Bakhtin (2003) a respeito de gêneros textuais. A análise sinaliza para a contribuição das tirinhas, como gênero textual, para o processo de formação do leitor, além de proporcionar uma reflexão sobre as representações de leitura nas relações construídas entre leitor e escrita.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43804
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Heleonara Gabriela Souza de Paula e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo