Título: Contribuições da Sociologia da Infância para Educação Infantil
Título alternativo: CONTRIBUTIONS FROM CHILDHOOD SOCIOLOGY TO CHILD EDUCATION
Autoria de: Rosa Aparecida Pereira
Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza
Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza
Primeiro membro da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Segundo membro da banca: Flávio Santiago
Terceiro membro da banca: Michelle Julia de Sousa
Palavras-chaves: Crianças, infâncias, Sociologia da Infância, culturas infantis, práticas pedagógicas na Educação Infantil
Data da defesa: 07/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 02/07/2019
Data da publicação: 02/07/2019
Referência: Pereira, R. A. Contribuições da Sociologia da Infância para Educação Infantil. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A concepção de criança e de infância se constituiu histórica e socialmente através dos tem-pos, sendo uma invenção da modernidade. No Brasil, a criança passa a ser reconhecida como sujeito de direitos a partir da Constituição Federal de 1988, que estabelece como dever da família, da sociedade, e do Estado, assegurar à criança o direito à vida, à saúde, à educação, à cultura dentre outros direitos. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a criança passa a ser uma preocupação da área da Educação e da Pedagogia, e a Educa-ção Infantil é apresentada como a primeira etapa da educação básica. Partindo destes pressu-postos, apresenta-se as questões discutidas pela Sociologia da Infância, um campo novo de pesquisas que vem se desenvolvendo nas últimas décadas no Brasil, e que traz grandes contri-buições para a construção de novas concepções das crianças e das infâncias. A Sociologia da Infância realiza pesquisas com as crianças, e não somente sobre as crianças, tornando-as ato-res sociais. Desta maneira buscou-se analisar as possíveis contribuições da Sociologia da In-fância para Educação Infantil. No desenvolvimento deste trabalho pretendeu-se responder questões tais como, se as instituições de Educação Infantil possuem a percepção da criança e das infâncias como objetos históricos e construídos ao longo do tempo e como são produzidas as culturas infantis dentro e fora da escola. Utilizando-se como metodologia a pesquisa bibli-ográfica, os resultados deste trabalho são apresentados de forma qualitativa, uma vez que, a realidade social ocorre de forma dinâmica individual e coletiva, de modo tão amplo e diverso que os códigos da ciência não conseguem conte-la em sua totalidade. Concluiu-se que, para além da Educação Infantil, a Sociologia da Infância pode trazer contribuições na melhoria da condição de vida das crianças de uma forma mais ampla, uma vez que, na contemporaneidade as infâncias são perpassadas por diversas questões como raça, classe social, gênero, trabalho infantil, violência dentre outros temas, os quais a Sociologia da Infância também faz abordagens em seus estudos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44031
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rosa Aparecida Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo