Título: A CONDIÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NAS CRECHES BRASILEIRAS
Título alternativo: THE CONDITION OF BLACK CHILDREN IN BRAZILIAN CRECHES
Autoria de: Vanuza Ribeiro da Silva
Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza
Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza
Primeiro membro da banca: Michelle Julia de Sousa
Segundo membro da banca: Lays Nogueira Perpétuo
Palavras-chaves: educação infantil, infâncias, negritude, racismo, relações étnico-raciais.
Data da defesa: 12/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Silva, V. R. d. A CONDIÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NAS CRECHES BRASILEIRAS . 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Tendo em vista que é necessário abordar as questões étnico-raciais em uma sociedade eurocêntrica e a importância de sua reflexão a partir das desigualdades sociais, raciais e socioeconômicas existentes em nosso país, pesquisa-se sobre ????A Condição das Crianças Negras nas Creches Brasileiras????, a fim de discutir a condição das crianças negras nas creches brasileiras e como decorrem as desigualdades raciais na Educação Infantil. Proporcionando assim, reflexões sobre as desigualdades raciais, como também promover a cooperação, a racionalização e o respeito mútuo as diversidades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica de carácter qualitativo fazendo um recorte de pesquisas nos últimos 20 anos. As análises de dados apontam a exclusão das crianças negras dos espaços educacionais e a perspectiva de práticas pedagógicas e metodológicas que excluem questões relacionadas à raça e etnia e (re)afirmam a reprodução de preconceitos em um modelo social e educacional.
Abstract: Considering that it is necessary to approach ethnic-racial issues in a Eurocentric society and the importance of its reflection based on the social, racial and socio-economic inequalities existing in our country, we search for The Condition of Black Children in Brazilian Day Care Centers , in order to discuss the condition of black children in Brazilian day care centers and how racial inequalities in early childhood education occur. Thus, reflecting on racial inequalities, as well as promoting cooperation, rationalization and mutual respect for diversities. A qualitative bibliographical research is carried out, making a research cut in the last 20 years. Data analyzes point to the exclusion of black children from educational spaces and the perspective of pedagogical and methodological practices that exclude issues related to race and ethnicity and (re) affirm the reproduction of prejudices in a social and educational model.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44074
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanuza Ribeiro da Silva e Universidade Federal de Lavras
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