Título: A ausência dos estudos de brincadeiras para bebês
Título alternativo: The absence of studies of play for babies
Autoria de: Vanessa Sthefania Alcantara
Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza
Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza
Primeiro membro da banca: Lays Nogueira Perpétuo
Segundo membro da banca: Michelle Julia de Sousa
Palavras-chaves: Bebê, Creche, Brincadeiras, Wallon, Kishimoto
Data da defesa: 13/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Alcantara, V. S. A ausência dos estudos de brincadeiras para bebês. 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia intitulado A ausência dos estudos de brincadeiras para bebês surge com inquietações acerca da grande quantidade de material para crianças acima de três anos e poucos estudos relacionados aos bebês. A Educação Infantil foi considerada por muito tempo pouco importante, um trabalho de assistencialismo. Buscamos compreender qual o papel das creches como instituição educacional e qual os papéis das brincadeiras no desenvolvimento dos bebês. Para tanto mapeamos as pesquisas já existentes com referências aos bebês e fazemos uma análise qualitativa às pesquisas existentes e destacamos quais as pesquisas que envolviam brincadeiras para bebês. Os bancos de dados consultados foram Capes, Scielo e Google Acadêmico, baseado nos último vinte anos. As creches atualmente têm como função promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, portanto o seu currículo deve conceber práticas que buscam articular as experiências e os saberes dos bebês por meio das brincadeiras. Mesmo sendo considerados pequenos eles conseguem tomar suas próprias decisões, escolhem os brinquedos que os interessam, interagem com as pessoas se expressam através dos gestos e do olhar conseguindo assim compreender o mundo.
Abstract: The presented Pedagogy graduation work titled as The absence of studies of play for babies emerges from the worries about the wide game material offered to three years old children public and the lower game material offered specific for the babies. The Children????s Education was considered for a long time not so relevant and only an assistentialism work. We????re searching for comprehension about the Kindergarten position as an educational institution and what are the games positions to the babies???? growth. For this purpose we made a survey about the researches founded about babies and we analyzed quantitatively those researches and we highlighted which researches involved games for the babies. The checked databases were Capes, Scielo and Google Scholar, based on the last 10 years researches. The kindergartens have, nowadays, the purpose to promote the children????s learning and growth, therefore their school curriculum must to develop practices that intend coordinate the babies???? experiences and learning through the games. Although considering them as little babies they are capable to make their own decisions, they choose the toys that are interesting to them, they interact with people through gestures and look being, in this way, capable to understand the world.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44073
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanessa Sthefania Alcantara e Universidade Federal de Lavras
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