SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autoria de: Jordana Rodrigues Batista

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Celso Vallin

Palavras-chaves: Alfabetização, Psicologia Histórico-Cultural, Queixa escolar, Intervenção Pedagógica, Múltiplas Determinações.

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Batista, J. R. AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A pesquisa em tela refletiu as múltiplas determinações das dificuldades no processo de aquisição da escrita à luz da psicologia histórico-cultural, verificando como os pressupostos desta ciência, referentes às transformações psíquicas requeridas no domínio da linguagem escrita, ajudam na superação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Para tanto, nos valemos de uma pesquisa de intervenção pedagógica a qual articulou a descrição da trajetória destas requalificações psíquicas nas obras de Vygotski, Luria e Leontiev com a formulação de estratégias para a ação pedagógica frente a crianças com dificuldades no processo de apropriação da escrita no segundo ano do Ensino Fundamental. Assim como os precursores da psicologia histórico-cultural ajudam na construção deste trabalho, a autora Emilia Ferreiro também traz ricas contribuições de forma a traçar o caminho da escrita com os seus estudos, ajudando-nos a entender as diferentes fases da escrita no processo de alfabetização. Visamos com este trabalho contribuir para a formação dos profissionais da educação no que se refere às áreas psíquicas envolvidas nas formas complexas da escrita, bem como subsidiá-lasos teoricamente para a superação dos entraves vivenciados por seussuas alunosalunas neste processo. A experiência vivenciada possibilitou muitas reflexões, inquietações e ações referentes às múltiplas queixas que advêm do contexto social, da família e da escola na qual a criança está inserida, trazendo para este trabalho importantes articulações da práxis referentes à infância.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20191201511127

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43838

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jordana Rodrigues Batista e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo