Título: AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autoria de: Jordana Rodrigues Batista
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Celso Vallin
Palavras-chaves: Alfabetização, Psicologia Histórico-Cultural, Queixa escolar, Intervenção Pedagógica, Múltiplas Determinações.
Data da defesa: 17/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Batista, J. R. AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A pesquisa em tela refletiu as múltiplas determinações das dificuldades no processo de aquisição da escrita à luz da psicologia histórico-cultural, verificando como os pressupostos desta ciência, referentes às transformações psíquicas requeridas no domínio da linguagem escrita, ajudam na superação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Para tanto, nos valemos de uma pesquisa de intervenção pedagógica a qual articulou a descrição da trajetória destas requalificações psíquicas nas obras de Vygotski, Luria e Leontiev com a formulação de estratégias para a ação pedagógica frente a crianças com dificuldades no processo de apropriação da escrita no segundo ano do Ensino Fundamental. Assim como os precursores da psicologia histórico-cultural ajudam na construção deste trabalho, a autora Emilia Ferreiro também traz ricas contribuições de forma a traçar o caminho da escrita com os seus estudos, ajudando-nos a entender as diferentes fases da escrita no processo de alfabetização. Visamos com este trabalho contribuir para a formação dos profissionais da educação no que se refere às áreas psíquicas envolvidas nas formas complexas da escrita, bem como subsidiá-lasos teoricamente para a superação dos entraves vivenciados por seussuas alunosalunas neste processo. A experiência vivenciada possibilitou muitas reflexões, inquietações e ações referentes às múltiplas queixas que advêm do contexto social, da família e da escola na qual a criança está inserida, trazendo para este trabalho importantes articulações da práxis referentes à infância.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43838
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jordana Rodrigues Batista e Universidade Federal de Lavras
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