Título: O TRABALHO DA EQUOTERAPIA COM CRIANÇAS AUTISTAS E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoria de: Ligia Marlene Barbosa
Orientação de: Elaine das Gracas Frade
Presidente da banca: Elaine das Graças Frade
Primeiro membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: AUTISMO, ENSINO APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS), INCLUSÃO, METODOLOGIA
Data da defesa: 18/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 02/07/2019
Data da publicação: 02/07/2019
Referência: Barbosa, L. M. O TRABALHO DA EQUOTERAPIA COM CRIANÇAS AUTISTAS E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o uso da equoterapia como tratamento complementar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, evidenciando os reais benefícios que a equoterapia traz as crianças na visão das professoras da educação básica. A pesquisa foi realizada em escolas que atendem crianças que apresentam o Transtorno Espectro Autista (TEA). Tem-se a intenção de conhecer melhor o conceito do transtorno do espectro autista, as políticas públicas existentes, a metodologia de trabalho na Escola e tratamento com a Equoterapia. Problematiza-se quais os benefícios que a equoterapia traz a criança diagnosticada com TEA e quais as possibilidades que o docente pode criar por meio da parceria com a equoterapia para facilitar o ensino e aprendizagem na sala de aula. Foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo com crianças diagnosticadas com o TEA. Utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturas com os professores dessas crianças e pesquisa bibliográfica em autores Cirillo (1998) Montoan (2006) Fernandes (2008) e legislações educacionais vigentes. Das quatro professoras entrevistadas, todas recomendam o tratamento com a equoterapia para crianças que apresentam a mesma necessidade e todas afirmam sem nenhuma dúvida ver os progressos das crianças, principalmente no campo afetivo, emocional e social.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43887
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ligia Marlene Barbosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo