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Título: USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Título alternativo: USE OF TECHNOLOGIES IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS IN NON-SCHOOL ENVIRONMENT

Autoria de: Rafael Leite Alves

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Thaís Santos

Terceiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Quarto membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Palavras-chaves: TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SISTEMA PRISIONAL, EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR, PESQUISA

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 09/07/2019

Data da publicação: 09/07/2019

Referência: Alves, R. L. USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A lei de execução penal presa os direitos da pessoa à educação, no entanto, com a nova BNCC as tecnologias devem ser incorporadas nas competências educacionais e direitos de aprendizagem. Assim este trabalho parte do pressuposto que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), que são um conjunto de aparatos tecnológicos capazes de transmitir imagens, sons, informação, comunicação dentre outros, são utilizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema prisional e visa verificar o desempenho e domínio que estudantes e professores da EJA têm sobre as TDIC em escolas de um sistema prisional em duas cidades com menos de cem mil habitantes localizadas no sul de Minas Gerais distanciadas de aproximadamente duzentos quilômetros, cujas unidades escolhidas uma possuía até o fim de 2018 acesso a essas tecnologias e a outra jamais teve acesso. Esta pesquisa trata-se de um estudo exploratório, e fez uso de duas escalas de avaliação Escala EDETEC identificar características de desempenho, relacionadas ao domínio técnico e uso eficaz e ético dos recursos tecnológicos e averiguar qual o conhecimento que estudantes possuem das tecnologias digitais e AliDiP para avaliar a habilidade docentes em relação ao uso das tecnologias digitais. Dessa forma, concluímos que os objetos tecnológicos, quando devidamente trabalhados e com padrão de utilização, causam efeitos benéficos no processo de ensino e aprendizado. Alunos, em situação de privação de liberdade, possuem habilidades tecnológicas que facilitam a aprendizagem quando o contato com os meios é frequente. Os professores ainda resistem ao estabelecer o contato dos alunos com equipamentos tecnológicos, porém, a utilização desses instrumentos pelos docentes dentro de sala auxilia no trabalho pedagógico principalmente por demonstrarem estar a todo tempo em contato com meios tecnológicos. Este estudo possibilitou atentarmos para a importância dessa qualificação e chama a atenção para necessidade de pesquisas futuras nesta área, pois a amostra foi pequena diante do número de estudantes privadas de liberdade.

Abstract: The criminal enforcement law holds the rights of the person to education, however, with the new BNCC technologies must be incorporated into educational competencies and learning rights. This work is based on the assumption that digital information and communication technologies (TDIC), which are a set of technological devices capable of transmitting images, sounds, information, communication and others, are used in the Education of Young Adults and Adults (EJA) system and aims to verify the performance and mastery that students and teachers of the EJA have on the TDIC in schools of a prison system in two cities with less than one hundred thousand inhabitants located in the south of Minas Gerais distanced of approximately two hundred kilometers, whose units chosen one had until the end of 2018 access to these technologies and the other never had access. This research is an exploratory study, and made use of two evaluation scales EDETEC Scale to identify performance characteristics related to the technical domain and effective and ethical use of technological resources and to ascertain the students knowledge of digital technologies and AliDiP to assess teachers ability to use digital technologies. In this way, we conclude that technological objects, when properly worked and with a standard of use, have beneficial effects in the teaching and learning process. Students in situations of deprivation of liberty have technological skills that facilitate learning when contact with the media is frequent. Teachers still resist in establishing the contact of students with technological equipment, however, the use of these instruments by teachers inside the classroom assists in the pedagogical work mainly because they demonstrate to be at all times in contact with technological means. This study made it possible to consider the importance of this qualification and draws attention to the need for future research in this area, since the sample was small compared to the number of students deprived of their liberty.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20191201510676

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44010

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafael Leite Alves e Universidade Federal de Lavras

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