Título: PERIODIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A PSICOSOGIA HISTÓRICO-CUSTURASDO PRIMEIRO ANO DE VIDA À IDADE PRÉ-ESCOLAR
Título alternativo: CHILD PERIODIZATION ACCORDING TO HISTORICAL PSYCHOSOGY- CUSTURAS FROM THE FIRST YEAR OF LIFE TO THE PRE-SCHOOL AGE
Autoria de: Jessica Scarleth Santos Silva
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmem Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Ellen Maria Alcântra Laudares
Terceiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Criança, Desenvolvimento, Periodização, Psiquismo Infantil, Psicologia Histórico-Cultural
Data da defesa: 08/07/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 12/07/2019
Data da publicação: 12/07/2019
Referência: Silva, J. S. S. PERIODIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A PSICOSOGIA HISTÓRICO-CUSTURASDO PRIMEIRO ANO DE VIDA À IDADE PRÉ-ESCOLAR. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica a qual aborda a teoria da periodização nos primeiros anos de vida da criança segundo a psicologia histórico-cultural, com o objetivo de analisar e entrelaçar duas obras de grande referência. Para esta teoria, o processo de desenvolvimento do psiquismo infantil, pode ser determinado pelos chamados ????saltos qualitativos????, que são as mudanças alcançadas pela relação criança e mundo, transformando a estrutura do psiquismo de acordo com a realidade vivida e mudando a forma com que a criança lida com o presente. Ao longo deste processo, as transformações constroem-se de forma gradual por meio do contato com a cultura, gerando, assim, saltos qualitativos que promovem novos alcances na inteligibilidade do real. A presente pesquisa abordou os diferentes períodos, suas atividades guia, suas crises e suas relações no desenvolvimento da criança no primeiro ano na primeira infância e na Idade pré-escolar.
Abstract: This work consists of a bibliographical research that approaches the theory of periodization in the first years of the childs life according to historical-cultural psychology, with the objective of analyzing and interlacing two works of great reference. For this theory, the process of development of the child psychism can be determined by the so-called qualitative leaps, which are the changes achieved by the relationship between child and world, transforming the structure of the psyche according to the lived reality and changing the way in which the child handles the gift. Throughout this process, the transformations are gradually constructed through contact with the culture, generating, thus, qualitative leaps that promote new reaches in the intelligibility of the real. The present study approached the different periods, their guide activities, their crises and their relationships in the development of the child in the first year early childhood and pre-school age
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44095
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jessica Scarleth Santos Silva e Universidade Federal de Lavras
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