Título: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autoria de: Dayane Nascimento Teixeira Romanielli
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Elaine das Graças Frade
Palavras-chaves: Intervenção Pedagógica, Alfabetização, Psicologia Histórico- Cultural, Mediação, Desenvolvimento Cognitivo.
Data da defesa: 31/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Romanielli, D. N. T. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A pesquisa visou investigar as contribuições dos pressupostos da psicologia históricocultural para a superação de dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, e verificar a eficiência da intervenção pedagógica sob este viés teórico, para que os educandos alcancem as transformações psíquicas necessárias à superação das suas dificuldades no domínio da linguagem escrita. A pesquisa pautou-se na psicologia histórico-cultural e como principais referenciais teóricos, os psicólogos soviéticos Vigotsky, Luria e Leontiev - que conceituam a escrita como uma ferramenta cultural sistemática, crucial para que o psiquismo humano se desenvolva integralmente, dado que é através dela que os sujeitos alcançam as estruturas sintáticas de forma completa. Sendo essa forma de linguagem ampla e complexa, estes autores nos fazem tornar nossos olhares mais atentos ao engano de compreender que a escrita seja apenas um hábito de coordenação motora fina que se aprende através das repetições constantes das letras, números e desenhos. Optamos pela proposta metodológica de intervenção pedagógica, desenvolvendo todo um trabalho pensado a partir dos níveis de desenvolvimento dos sujeitos que obteve resultados significativos frente aos saltos no desenvolvimento cognitivo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43719
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dayane Nascimento Teixeira Romanielli e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo