Título: A criança e o jogo no pensamento de Françoise Dolto Pensar a Educação Infantil
Título alternativo: The child and the game in the thinking of Françoise Dolto Thinking Early Childhood Education
Autoria de: Larissa Botelho Alvarenga
Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho
Presidente da banca: Alexandre Filordi Carvalho
Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo S. S. Bulhões
Segundo membro da banca: Ellen de Lima Souza
Palavras-chaves: Educação, lúdico, desenvolvimento cognitivo, brincar, criança.
Data da defesa: 08/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 28/02/2023
Data da publicação: 28/02/2023
Referência: Alvarenga, L. B. A criança e o jogo no pensamento de Françoise Dolto Pensar a Educação Infantil. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente estudo se embasa na problematização de dados apresentados por Françoise Dolto, que certificam a importância do brincar, da comunicação e da escuta ativa de educadores para o desenvolvimento da criança, através de uma revisão psicanalítica, orientada por uma metodologia teórico hermenêutica em uma perspectiva interacionista e lúdica. A magnitude do pensamento de Françoise Dolto permitiu reconhecer a criança como um ser humano que possui desejos, angústias, emoções e sentimentos por meio de uma escuta ativa dirigida ao infante orientado pelo brincar. Para a pensadora, a brincadeira é algo que vai além de um momento de distração para a criança por se apresentar como uma oportunidade para potencializar suas habilidades. É através do brincar que a criança aprende experimenta o mundo, as possibilidades, as relações sociais expressa e organiza suas emoções e elabora sua autonomia. O lúdico na educação deve ser visto em sua legitimidade educacional como um meio prazeroso e criativo de promover experiências significativas para o desenvolvimento integral da criança, sem oprimir a seriedade e a importância educacional objetivante. Dessa forma, este estudo utilizará da perspectiva doltoniana para evidenciar a eficácia do Lúdico para a formação cognitiva da criança mediante a fundamentos psicanalíticos.
Abstract: This study is based on Françoise Dolto????s research involving the importance of unanimous play, communication, and active listening of educators for the child????s development through a psychoanalytic review guided by a hermeneutic theoretical methodology in an interactionist perspective and playfulness. Françoise Doltos theory recognizes the child as a human being with desires, anxieties, emotions, and feelings, and it should be actively listened to and guided play. Playtime goes beyond a moment of distraction for the child, it presents an opportunity to enhance their skills. It is through playing that the child learns explores the world, the possibilities, and the social relationships express and organizes their emotions and develops their autonomy. The ludic enhanced within education should be seen in its educational legitimacy as a pleasant and creative alternative to promote significant experiences throughout the development of a child, without oppressing the seriousness and objective educational importance. Therefore, this study uses Dolto????s perspective to demonstrate the effectiveness of ludic for the cognitive development of a child through psychoanalytic foundations.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201820869
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Botelho Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo