Título: ESPAÇOS BRINCANTES PÚBLICOS DA CIDADE DE CRUZÍLIA-MG UM ESTUDO SOBRE O BRINCAR NA INFÂNCIA
Título alternativo: PUBLIC PLAYING SPACES IN THE CITY OF CRUZÍLIA-MG A STUDY ON PLAYING IN CHILDHOOD
Autoria de: Geovana Sasso
Orientação de: Luciana Azevedo Rodrigues
Presidente da banca: Luciana Azevedo Rodrigues
Primeiro membro da banca: Márcio Norberto Farias
Segundo membro da banca: Tainã Moreira Gomes
Palavras-chaves: Espaços Brincantes, Parquinhos, Mídias Digitais, Infância, Brincar.
Data da defesa: 03/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 09/03/2023
Data da publicação: 09/03/2023
Referência: Sasso, G. ESPAÇOS BRINCANTES PÚBLICOS DA CIDADE DE CRUZÍLIA-MG UM ESTUDO SOBRE O BRINCAR NA INFÂNCIA. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Educação para emancipação, arquitetura e tecnologia parecem estar distantes uns dos outros. Considerando o mundo tecnológico como é hoje, este artigo vislumbra-se na reflexão de como estes assuntos se entrelaçam, no sentido de apontar algumas conexões. Para tal, se propõe observar nosso ser como indivíduo que pertence a um tempo-espaço coletivo demarcado por uma arquitetura destinada, em sua maior parte, centralizada na vida adulta instrumentalizada que exclui a criança de muitos espaços de convivência. Ao mesmo tempo em que o ambiente não favorece a interação das crianças com o mundo adulto ao seu redor, as tecnologias abraçam as mídias e estas podem também silenciar ainda mais as vozes infantis. Este trabalho busca observar a relação das crianças com os espaços públicos destinados para brincar, as vantagens de tê-los na cidade interiorana de Minas Gerais. Refletir através de textos da teoria crítica, em Walter Benjamin e Christoph Türcke, o poder da mídia e o enclausuramento constante das crianças quando elas têm contato precoce com os artifícios high-techs.
Abstract: Education for emancipation, architecture and technology seem to be distant from each other. Considering the technological world as it is today, this article reflects on how these subjects intertwine, in the sense of pointing out their connections. Repairing our being as an individual who belongs to a collective time-space demarcated by an architecture destined, for the most part, centered on instrumentalized adult life that excludes the child from many spaces of coexistence. At the same time that the environment does not favor the interaction of children with the adult world around them, technologies embrace the media and these can also further silence childrens voices. This work seeks to observe the relationship between children and public spaces intended for playing, the advantages of having them in the interior city of Minas Gerais. Reflect through critical theory texts, in Walter Benjamin and Christoph Türcke, the power of the media and the constant confinement of children when they have early contact with high-tech artifices.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20222201810873
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Geovana Sasso e Universidade Federal de Lavras
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