Título: Avaliação na Educação Infantil pesquisas acadêmicas sobre a avaliação da aprendizagem
Título alternativo: Assessment in Early Childhood Education academic research on learning assessment
Autoria de: Lidia Cristiane Quevedo de Almeida
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Valéria Virgínia Lopes
Segundo membro da banca: Sheila Souza Jorge
Terceiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Palavras-chaves: Educação Infantil, avaliação na Educação Infantil, avaliação formativa, revisão bibliográfica, estado da arte
Data da defesa: 20/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/06/2021
Data da publicação: 09/06/2021
Referência: Almeida, L. C. Q. d. Avaliação na Educação Infantil pesquisas acadêmicas sobre a avaliação da aprendizagem. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Esta pesquisa, que se constitui num trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, discute a avaliação na Educação Infantil e apresenta como objetivo central a reflexão sobre as concepções e práticas da avaliação nesta etapa da Educação Básica. O estudo foi desenvolvido por meio da análise do referencial teórico sobre avaliação da aprendizagem, tomando como base os estudos de Bassedas, Huguet e Solé (1999), Hoffmann (1991), Kraemer (2005) Luckesi (2009), Solé (1998) e Zabalza (1998). Também foi feita análise da legislação vigente que aborda a temática da avaliação na Educação Infantil visando explicitar a concepção presente nos documentos oficiais que devem servir como norteadores das práticas avaliativas nesta etapa da Educação Básica. Procurando responder à questão de pesquisa ??como avaliar na Educação Infantil???, foi feito levantamento de pesquisas acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). As pesquisas mais recentes, de 2014 até 2019, revelam uma maior tendência da avaliação na Educação Infantil em se fundamentar numa concepção formativa e em práticas que estejam correlacionadas a promover a melhoria do trabalho das professoras em prol do desenvolvimento das crianças, o que indica consonância com o referencial teórico e os documentos normativos. A análise do conjunto de trabalhos identificados permite agrupá-los em três categorias ou tendências trabalhos que sinalizam concepções e práticas que convergem com o prescrito nos documentos oficiais e no referencial teórico trabalhos que evidenciam ainda a existência de concepções e práticas que se distanciam do que está prescrito nos documentos oficiais e no referencial teórico trabalhos que apontam críticas a uma indução ou predomínio dos órgãos gestores na determinação as práticas avaliativas nas instituições de Educação Infantil. Conclui-se que apesar do avanço em termos conceituais e normativos, ainda existe uma realidade muito diversa no contexto educativo da Educação Infantil com relação a concepções e práticas avaliativas.
Abstract: This research, which constitutes a final paper for a Pedagogy course, discusses assessment in Early Childhood Education and presents as its central objective the reflection on the concepts and practices of assessment at this stage of Basic Education. The study was developed through the analysis of the theoretical framework on learning assessment, based on the studies by Bassedas, Huguet and Solé (1999), Hoffmann (1991), Kraemer (2005) Luckesi (2009), Solé (1998) and Zabalza (1998). An analysis of the current legislation that addresses the issue of evaluation in Early Childhood Education was also carried out in order to clarify the concept present in official documents that should serve as guidelines for evaluation practices in this stage of Basic Education. Seeking to answer the research question ??how to evaluate in Early Childhood Education???, a survey of academic research was carried out in the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). The most recent researches, from 2014 to 2019, reveal a greater tendency of the evaluation in Early Childhood Education to be based on a formative conception and on practices that are correlated to promoting the improvement of the work of teachers in favor of childrens development, which indicates consonance with the theoretical framework and normative documents. The analysis of the set of works identified allows grouping them into three categories or trends works that signal conceptions and practices that converge with what is prescribed in official documents and in the theoretical framework works that also show the existence of conceptions and practices that distance themselves from what is prescribed in official documents and in the theoretical framework works that point out criticisms to an induction or predominance of management bodies in determining the assessment practices in Early Childhood Education institutions. It is concluded that despite the advances in conceptual and normative terms, there is still a very different reality in the educational context of Early Childhood Education regarding evaluation concepts and practices.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621158
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47519
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lidia Cristiane Quevedo de Almeida e Universidade Federal de Lavras
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