Título: BIBLIOTECA ESCOLAR UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Título alternativo: SCHOOL LIBRARY A STUDY ON THE READING SPACE AND THE DEVELOPMENT OF READERS
Autoria de: Ariana Alves da Silva
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Márcio Barbosa de Assis
Segundo membro da banca: Angelo Constâncio Rodrigues
Terceiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Palavras-chaves: Biblioteca, Leitura, Escola, Leitores, Pública
Data da defesa: 15/06/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 26/08/2020
Data da publicação: 26/08/2020
Referência: Silva, A. A. d. BIBLIOTECA ESCOLAR UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES. 2020. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Este trabalho decorre de um projeto de iniciação científica que consistiu em apresentar um estudo do espaço físico e das ações desenvolvidas na biblioteca de uma escola da rede municipal de uma cidade do Campo das Vertentes, com a finalidade de compreender quais os impactos do desenvolvimento de práticas de leitura literária no processo de formação do leitor. O presente estudo tem por objetivo compreender o que e como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dentro da biblioteca escolar com propósito de analisar o espaço físico, a funcionalidade e as atividades propostas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo, a partir de uma abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados com base na observação, anotações em diário de campo, dando ênfase ao registro de imagens e a descrição de propostas pedagógicas de leitura literária. Como fundamentação teórica, sobre as relações socioculturais entre os leitores, utilizamos os estudos de Perrotti (2015) sobre a relação socioculturais entre leitores de Arena (2015) e Neves, Ramos (2010) de Silva (2011) sobre as perspectivas históricas da biblioteca escolar ao longo dos anos de Castrillon (2009), Lerner (1996), Bezerra (2008) e Campello (2000) sobre a importância da relação entre biblioteca escolar e contexto escolar. Como resultados observamos a importância da mediação escolar desde a educação infantil para a formação de leitores, além de apresentarmos a biblioteca escolar não apenas como um depositário de livros e sim um espaço de leitura e de aprendizado.
Abstract: This essay follows a scientific research project that consisted of presenting a study of the physical space and the actions developed in the library of a school of a city called Campo das Vertentes????s municipal network, with the goal to comprehend which are the impacts of the development of reading practices in the process of a reader????s growth. The present study????s objective is to investigate which literature reading activities are developed in the school????s library, with the purpose of analysing the physical space, the functionality and the proposed activities. To achieve this goal, we developed a field research, starting from a qualitative approach, with a data collection procedure based on observation, field research annotations, emphasizing image registry and the description of pedagogical literature reading proposals. Under Perrotti????s(2015) theoretical reasoning about sociocultural relationships between readers Arena????s(2015) and Neves????s Ramos????s(2010) de Silva????s historical school library related perspectives over the years Castrillon????s(2009), Lerner????s(1996), Bezerra????s(2008) and Campello????s (2000) regarding the importance of the relationship between the school????s library and the school????s context. As results we observed the significance of school mediation since preschool to the reader????s growth, we also presented the school library not only as an book depository, but a location for reading and learning.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201710625
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44964
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ariana Alves da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo