Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Autoria de: Sara Cristina Ferreira Rezende
Orientação de: Elaine das Gracas Frade
Presidente da banca: Elaine das Graças Frade
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Palavras-chaves: Estratégias Pedagógicas, Intervenção, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Socialização..
Data da defesa: 25/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 03/07/2019
Data da publicação: 03/07/2019
Referência: Rezende, S. C. F. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A temática desta pesquisa centra-se na importância de entender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência na educação infantil. O objetivo do trabalho é observar e compreender a dinâmica da escola para verificar a interação da professora com as crianças no sentido de evidenciar as estratégias de trabalho pedagógico utilizadas para o atendimento à criança com deficiência nos aspectos relativos ao cuidar e educar. Como pesquisadora, buscou-se a não intervenção sobre o que foi estudado, mas as evidencias, procurando compreender como é o espaço escolar estudado à luz das fundamentações de Ainscow (2009), Vigotski (1997), e outros autores citados ao longo deste trabalho. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu levantamento bibliográfico, anotação no diário de bordo das observações realizadas em sala de aula, entrevista com a professora que tem experiências práticas com o tema abordado e análise qualitativa de exemplos que estimularam a compreensão. A pesquisa foi realizada em 2018 e nos seis primeiros meses do ano de 2019, em um Núcleo de Educação Infantil, em Lavras e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Lavras (nº 99923518.9.0000.5148). Este estudo de caso possibilitou a descoberta do que há de mais essencial e característico no contexto selecionado e evidenciou a necessidade de incentivar e promover novas pesquisas sobre o tema de forma que contribuam com o desenvolvimento de novas práticas e percursos formativos que valorizem a educação inclusiva e seu potencial na busca pela educação de qualidade e equitativa.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511136
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44039
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sara Cristina Ferreira Rezende e Universidade Federal de Lavras
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