Título: ESTUDO PILOTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE UTILIZANDO O MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI.
Título alternativo: PILOT STUDY ON FOOD AND NUTRITION EDUCATION WITH A FOCUS ON SUSTAINABILITY USING PESTALOZZIS INTUITIVE METHOD.
Autoria de: Livia da Silva Casteliano
Orientação de: Michel Cardoso de Angelis Pereira
Coorientação de: Amanda Esther Leite
Presidente da banca: Michel Cardoso de Angelis-Pereira
Primeiro membro da banca: Melissa Guimarães Silveira Rezende
Segundo membro da banca: Nathália Luiza Ferreira
Terceiro membro da banca: Amanda Esther Leite
Palavras-chaves: Educação Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade, Escolares, Método Intuitivo, Estudo Piloto
Data da defesa: 23/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 06/07/2025
Data da publicação: 06/07/2025
Referência: Casteliano, L. d. S. ESTUDO PILOTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE UTILIZANDO O MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI.. 2025. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Diante dos impactos ambientais associados ao atual sistema alimentar, como a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global, torna-se urgente promover práticas alimentares sustentáveis. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pode contribuir para a formação de hábitos saudáveis e sustentáveis. Este estudo piloto avaliou o impacto de ações educativas sobre sustentabilidade com estudantes do ensino fundamental, utilizando duas abordagens pedagógicas a tradicional, baseada em palestras, e o Método Intuitivo (MI) de Pestalozzi, que valoriza a construção ativa do conhecimento. A pesquisa, de abordagem quantitativa e analítica, foi realizada com 45 escolares do 3º e 5º ano de uma escola municipal de Lavras (MG). A intervenção consistiu em três ações educativas agrotóxicos, embalagens de alimentos ultraprocessados e consumo excessivo de carne, além da recapitulação. O Grupo Palestra participou de atividades expositivas e o Grupo MI do Método Intuitivo de Pestalozzi. Questionários sobre sustentabilidade foram aplicados antes e após as intervenções. Embora a maioria das questões não tenha apresentado significância estatística, observou-se tendência de melhora no Grupo MI. Apesar das limitações, os resultados apontam o potencial do MI na promoção da EAN com foco em sustentabilidade e reforçam a importância de incentivar estudos sobre metodologias pedagógicas na área.
Abstract: Given the environmental impacts associated with the current food system, such as greenhouse gas emissions and global warming, it is urgent to promote more sustainable eating practices. Food and Nutrition Education (FNE) can contribute to the development of healthy and sustainable habits. This pilot study evaluated the impact of educational activities on sustainability with students, using two pedagogical approaches the traditional lecture-based method and Pestalozzis Intuitive Method (IM), which emphasizes active knowledge construction. The quantitative and observational research was conducted with 45 students from the 3rd and 5th grades of a municipal school in Lavras, Minas Gerais, Brazil. The intervention included three educational activities pesticides, ultra-processed food packaging, and excessive meat consumption, in addition to a review session. The Lecture Group participated in expository activities, while the IM Group engaged with Pestalozzis Intuitive Method. Questionnaires on sustainability were applied before and after the interventions. Although most questions did not show statistical significance, a trend of improvement was observed in the IM Group. Despite its limitations, the results highlight the potential of the IM in promoting FNE focused on sustainability and reinforce the importance of encouraging further studies on pedagogical methodologies in this field.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Livia da Silva Casteliano e Universidade Federal de Lavras
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