SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS LEVADOS PARA A ESCOLA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LAVRAS-MG

Autoria de: Bárbara Soares Pinheiro

Orientação de: Luciana Lopes Silva Pereira

Coorientação de: Nathália Luiza Ferreira

Presidente da banca: Luciana Lopes Silva Pereira

Primeiro membro da banca: Nathália Luiza Ferreira

Segundo membro da banca: Camila Maciente Souza

Terceiro membro da banca: Laudicéia Ferreira Frois

Palavras-chaves: Estudantes, lanches, alimentos ultraprocessados, alimentos in natura, saúde.

Data da defesa: 10/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 13/03/2023

Data da publicação: 13/03/2023

Referência: Pinheiro, B. S. ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS LEVADOS PARA A ESCOLA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LAVRAS-MG. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A alimentação na infância é um fator determinante para a adoção de hábitos alimentares adequados e sustentáveis ao longo da vida, além de favorecer o desenvolvimento físico, intelectual e fisiológico. Considerando que a escola é um lócus privilegiado para a realização de ações diagnósticas e educativas em saúde, o presente estudo busca analisar a variedade de tipos de alimentos levados pelos estudantes de uma turma do ensino fundamental para consumo na escola. Trata-se de um estudo longitudinal realizado com estudantes matriculados no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Lavras-MG. Participaram do estudo, em média, 16 estudantes por encontro, todos com seis anos de idade. A investigação sobre os alimentos levados pelas crianças se baseou nas seguintes perguntas presentes no questionário semi estruturado Você trouxe lanche hoje? Se sim, o quê?. Todos os alimentos relatados pelos estudantes foram registrados e, em um primeiro momento, categorizados em 16 diferentes tipos de produtos, a partir da relação entre os alimentos citados pelos estudantes. Posteriormente, as categorias foram reagrupadas de acordo com a classificação NOVA dos alimentos. A avaliação antropométrica indicou que 75 dos estudantes eram eutróficos e todos foram classificados com estatura adequada para a idade. Aproximadamente dois terços dos estudantes relataram levar lanche para a escola (67,2), com preponderância na primeira quinzena dos meses. Dentre os tipos de alimentos levados, tiveram destaque os considerados ultraprocessados, como os sucos artificiais (17,0), as bolachas recheadascookies (15,9) e os salgadinhos de pacotepipoca (10,9). Ademais, houve baixa adesão ao consumo de alimentos in natura, sendo as frutas relatadas por 6,0 dos estudantes. Ao recategorizar os alimentos de acordo com classificação NOVA, constatou-se que quase 90 dos lanches levados pelos estudantes para escola faziam parte do grupo de produtos ultraprocessados 8,0 do grupo dos alimentos in naturaminimamente processados, e 2,9 do grupo dos alimentos processados. Apesar da prática de levar lanches ter sido mais frequente na primeira quinzena dos meses, não foram identificadas diferenças importantes entre os tipos de alimentos levados. Foram observadas prevalências preocupantes de consumo de produtos ultraprocessados no ambiente escolar. Cerca de nove a cada dez lanches levados pelas crianças para a escola faziam parte desse grupo, com pequeno percentual referente a alimentos in natura. Destaca-se a necessidade de políticas públicas eficientes dentro e fora do ambiente escolar, a fim de diminuir o consumo de produtos ultraprocessados pelas crianças, e, consequentemente, diminuindo os riscos de desenvolvimento de condições crônicas não transmissíveis no presente e futuramente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20222201910997

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bárbara Soares Pinheiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo