SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI) DO MUNICÍPIO DE LAVRAS MÉTODO AQPC E PERCENTUAL DE RESTO-INGESTÃO

Autoria de: Anna Cariny Borges Messias

Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho

Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Primeiro membro da banca: Ívina Catarina de Oliveira Guimarães

Segundo membro da banca: Beatriz Menegate Santos

Palavras-chaves: ILPI, cardápio, desperdício, idoso, alimentação

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 18/03/2023

Data da publicação: 18/03/2023

Referência: Messias, A. C. B. AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI) DO MUNICÍPIO DE LAVRAS MÉTODO AQPC E PERCENTUAL DE RESTO-INGESTÃO. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: É de extrema importância um olhar mais atento aos idosos, principalmente do ponto de vista nutricional. O Manual de Alimentação Saudável para pessoas idosas, do Ministério da saúde, indica que com o passar dos anos os cardápios precisam ser adaptados para que haja um boa aceitação pelo idoso. Sempre com a finalidade de atingir a quantidade de nutrientes necessários para o corpo, oferecendo os mais diversos tipos de alimentos, podendo ou não mudar fatores como consistência, coloração, entre outros, a fim de ajudar a manter o peso saudável por meio de uma alimentação saudável, acessível e segura. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a aceitabilidade dos cardápios oferecidos em uma Instituição de longa permanência (ILPI) no município da cidade de Lavras - Minas Gerais. Foi realizado um estudo transversal na qual foi utilizado o método de AQPC (Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio) em conjunto com o percentual de resto-ingestão para assim poder estimar o nível de aceitação do presente cardápio utilizado na instituição. Além de acompanhar o preparo das refeições foi também verificado se condizia com o cardápio elaborado e com o especificado nas fichas técnicas. Em relação ao método de avaliação qualitativo, pode-se concluir que o cardápio se mostrou adequado com boa rotatividade de alimentos, variedades e colorações, ainda mais se comparado com outros estudos de mesmo tema realizados também em ILPIs. Nos resultados obtidos de resto-ingestão foi ultrapassado os 10 de recomendação, que por VAZ (2006) é considerado desperdício. O resultado de 12,20 reflete diversos fatores como cultura alimentar, maior aceitação de pratos com carnes e alterações fisiológicas dos idosos. Portanto, pôde-se concluir que o desperdício da ILPI não está relacionado diretamente às refeições servidas, mas também às especificidades deste público da terceira idade e suas dificuldades de alimentação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20222201811296

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anna Cariny Borges Messias e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo