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Título: COMPORTAMENTO ALIMENTAR E A HABILIDADE DE COMER COM ATENÇÃO PLENA EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS

Autoria de: Gabriela Campos Gazolla

Orientação de: Marcella Lobato Dias Consoli

Coorientação de: Danielle Aparecida Caetano Rodrigues

Presidente da banca: Marcella Lobato Dias Consoli

Primeiro membro da banca: Danielle Aparecida Caetano Rodrigues

Segundo membro da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Terceiro membro da banca: Gessimara Martins de Paiva Ribeiro

Palavras-chaves: Conduta na Alimentação, Hábitos Alimentares, Estudantes de Ciências da Saúde, Padrões Alimentares, Comportamento Relacionado à Alimentação.

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 18/03/2023

Data da publicação: 18/03/2023

Referência: Gazolla, G. C. COMPORTAMENTO ALIMENTAR E A HABILIDADE DE COMER COM ATENÇÃO PLENA EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Objetivo Investigar o comportamento alimentar e a habilidade de comer com atenção plena de estudantes de graduação em nutrição de uma universidade pública do sul de Minas Gerais. Método Trata-se de um estudo transversal. Realizado em uma universidade pública do sul de Minas Gerais com estudantes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, que cursaram os três períodos iniciais e os três períodos finais do curso de nutrição. Foram aplicados dois instrumentos durante uma pesquisa online, o primeiro foi o questionário Three Factor Eating Questionnaire ?? R21 (TFEQ-r21), que tem a finalidade de avaliar o comportamento alimentar e o segundo foi o Mindful Eating Questionnaire (MEQ) com o objetivo de avaliar a atenção plena ao comer. Resultados Participaram da pesquisa 65 estudantes, dos quais 87,7 eram mulheres, com mediana de idade de 21(19-24) anos e 60 estavam matriculados no início do curso. Os estudantes matriculados no início do curso apresentaram maiores escores de restrição cognitiva (45,73 ± 18,97) e alimentação emocional (49,86 ± 26,54), em detrimento daqueles matriculados no final do curso (34,83 ± 18,16) e (34,40 ± 24,95), p 0,02 respectivamente. Quanto à habilidade de comer com atenção plena, a pontuação da subescala resposta emocional diferiu entre os períodos iniciais 2,75 (2,25 ?? 3,5) e finais do curso 3,38 (2,94 ?? 3,75) p 0,02. Conclusão Há uma relação entre habilidade de comer com atenção plena e o comportamento alimentar nos estudantes de nutrição de uma universidade pública do sul de Minas Gerais. Alunos no final do curso restringem menos quanto à alimentação e têm respostas alimentares melhores quando associam emoções negativas à alimentação, assim como têm melhor atenção ao comer.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20222201720652

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Campos Gazolla e Universidade Federal de Lavras

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