SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: USO DA POESIA COMO AÇÃO PROBLEMATIZADORA SOBRE A ESTETIZAÇÃO DA SAÚDE COM DISCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Título alternativo: USE OF POETRY AS A PROBLEMATIZATION ACTION ABOUT HEALTH AESTHETICIZATION WITH STUDENTS OF THE NUTRITION COURSE OF A PUBLIC UNIVERSITY

Autoria de: Pamela Ione Alves Monteiro

Orientação de: Michel Cardoso de Angelis Pereira

Coorientação de: Rafaela Corrêa Pereira

Presidente da banca: Michel Cardoso de Angelis Pereira

Primeiro membro da banca: Nathalia Luiza Ferreira

Segundo membro da banca: Rafaela Corrêa Pereira

Terceiro membro da banca: Adrielle Caroline Ribeiro Lopes

Palavras-chaves: Educação, pensamento crítico, estética, poesia, nutrição

Data da defesa: 05/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 29/08/2022

Data da publicação: 29/08/2022

Referência: Monteiro, P. I. A. USO DA POESIA COMO AÇÃO PROBLEMATIZADORA SOBRE A ESTETIZAÇÃO DA SAÚDE COM DISCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A desumanização das práticas em saúde passa a perceber os sujeitos como coisas e acaba por desconsiderar as subjetividades e as esferas que contextualizam os pacientes. Por isso, a formação acadêmica dos profissionais desta área deve estar preparada para formar cidadãos críticos que se atentem e problematizem as questões de seu entorno, tornando-os capazes de questionar os aspectos prejudiciais que envolvem a estetização da saúde. Para que se propicie essa formação, portanto, torna-se indispensável a presença de recursos pedagógicos que sustentem o despertar para o pensamento crítico e que culminam em sua autonomia. Por isso, este estudo, de caráter qualitativo, objetiva avaliar subjetivamente o uso da poesia como recurso pedagógico em uma ação problematizadora da estetização da saúde com discentes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras - MG. Após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, uma amostra de seis participantes foi convidada a preencher a Escala de Disposição do Pensamento Crítico e a participar de uma intervenção em três dias. O primeiro dia contou com a leitura de poemas e introdução expositiva sobre a estética na saúde. O segundo encontro retomou a profundidade do tema, expondo o seu enlace com o biopoder na sociedade e convidando os discentes a exporem de forma poética as suas percepções. Já o terceiro dia esteve aberto para a exposição de suas produções artísticas, criação de uma poesia coletiva e aplicação de uma ficha de avaliação da ação, além da reaplicação da Escala de Disposição do Pensamento Crítico. Observou-se que os discentes tiveram grande aceitação para o uso da poesia, reforçando a sua potencialidade em auxiliar no acolhimento de sentimentos e emoções, além de sugerir o aumento de suas disposições para o pensamento crítico. Assim, identifica-se que o pioneirismo do estudo traz perspectivas de pesquisas adicionais capazes de validar metodologias de uso da poesia nos currículos acadêmicos dos cursos da área da saúde.

Abstract: The dehumanization of health practices begins to perceive the subjects as things and ends up disregarding the subjectivities and the spheres that contextualize patients. Therefore, the academic training of these professionals must be prepared to train critical citizens to take attention and problematize the issues of their surroundings, making them able to problematize the harmful aspects involving the aestheticization of health. In the process of providing this training, therefore, the presence of pedagogical resources that sustain the awakening to critical thinking and that culminate in its autonomy is indispensable. Therefore, this qualitative study aims to subjectively evaluate the use of poetry as a pedagogical resource in a problematizing action about the aestheticization of health with students of the Nutrition course of the Federal University of Lavras ???????? MG. After the Acceptance of the Free and Informed Consent Form (IC), a sample of six participants was invited to complete the Critical Thinking Disposition Scale and participate in three days of intervention. The first day included the reading of poems and an introduction on aesthetics in health. The second meeting resumed the depth of the theme, exposing its link with the biopower in society and inviting students to expose poetically their perceptions. The third day was open for the exhibition of their artistic productions, the creation of a collective poetry and the application of an evaluation form of the action in addition to the reapplication of the Critical Thinking Disposition Scale. It was observed that the students had great acceptance for the use of poetry, reinforcing their potentiality in assisting in the reception of feelings and emotions, in addition to suggesting the increase of its provisions for critical thinking. Thus, it is identified that the pioneering study brings perspectives of further research capable of validating methodologies for the use of poetry in the academic curriculum of health courses.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20221201810336

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pamela Ione Alves Monteiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo