SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: AVALIAÇÃO DO RISCO NUTRICIONAL POR DIFERENTES FERRAMENTAS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM PACIENTES DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA CIDADE DE LAVRAS-MG

Autoria de: Joao Vitor Ladeira de Carvalho

Orientação de: Livia Garcia Ferreira

Coorientação de: Cassiana Regina de Goes

Presidente da banca: Cassiana Regina de Góes

Primeiro membro da banca: Tamyres Andrea Chagas Valim

Segundo membro da banca: Mariana de Moura e Dias

Palavras-chaves: avaliação nutricional, desnutrição, NRS-2002, MNA-R, antropometria.

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 26/11/2021

Data da publicação: 26/11/2021

Referência: Carvalho, J. V. L. d. AVALIAÇÃO DO RISCO NUTRICIONAL POR DIFERENTES FERRAMENTAS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM PACIENTES DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA CIDADE DE LAVRAS-MG. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A desnutrição é cada vez mais presente no ambiente hospitalar e está associada a pior prognóstico da doença, maior tempo de internação e maiores gastos hospitalares. Há diversas ferramentas disponíveis para avaliaçãodo risco de desnutrição eda presença de depleção nutricional, porém a superioridade de nenhuma delas está comprovada na literatura. Assim, o presente estudo visa identificar a prevalência do risco nutricional através de duas ferramentas de triagem, avaliar a depleção nutricional observada por antropometria e ponderar a concordância entre esses indicadores. Método Estudo descritivo e quantitativo de pacientes internados no período de 2017 a 2019 em um hospital de médio porte em Lavras, submetidos à aplicação de dois métodos de triagem Nutritional Risk Screening???????????????? 2002 (NRS-2002) eMini Nutritional Assessment ???????????????? versão Reduzida (MNA-R), além da realização das medidas antropométricas de circunferência do braço (CB) e de circunferência da panturrilha (CP). Os indivíduos foram caracterizados em risco nutricional por ambas as ferramentas e com depleção nutricional pelas medidas antropométricas (CB percentil 15 e CP 31 cm).Resultados Foram avaliados dados de 1580 pacientes. Houve predomínio do sexo feminino (50,8), com média de idade de 64,4 ± 19,6 anos. O risco nutricional pela NRS2002foi de 35,3 epela MNA-R de 39,7. A depleção pela CB foi de 25,4 e pela CP de 21,8. A concordância de Kappa variou de 0,266 a 0,450 entre os indicadores analisados,obtendo pelas ferramentas de triagem e antropométricas concordâncias razoáveis já na comparação entre as triagens, observamos uma concordância mais alta e considerada moderada. Conclusões A MNA-Rfoi verificada como o método que mais identificou risco nutricional e a CBfoi a medida mais elucidativa como indicador de desnutrição.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20211201620748

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53867

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Vitor Ladeira de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo