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Título: INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES CULINÁRIAS

Autoria de: Ana Letícia Marques Alvarenga Alves

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Coorientação de: Patrícia Ribeiro Couto

Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Sandra Bragança Coelho

Segundo membro da banca: Sabrina Carvalho Bastos

Palavras-chaves: oficinas culinárias, cozinhar, universitários, alimentação, habilidades culinárias

Data da defesa: 26/11/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 19/01/2021

Data da publicação: 19/01/2021

Referência: Alves, A. L. M. A. INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES CULINÁRIAS. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Hábitos alimentares e consumo alimentar são um dos temas mais discutidos na atualidade, e sua mudança pode estar relacionada com a entrada de jovens na universidade, juntamente com o tema habilidade culinária. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito de um modelo de intervenção nutricional sobre indicadores de habilidade culinária. Este estudo tratou-se de um ensaio de campo, controlado, não randomizado, com avaliação antes da intervenção (T0), no término da intervenção (T1) e 4 meses após a intervenção (T2). Foram selecionados 120 universitários para a pesquisa, que foram divididos em 2 grupos de 60 alunos cada um, sendo nomeados Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). Foi aplicado um questionário semiestruturado para coleta de dados para a caracterização sociodemográfica dos estudantes e outro questionário para a avaliação das habilidades culinárias. Após isso, o GI passou por intervenções, baseadas em 5 oficinas realizadas semanalmente, que iniciavam com palestras educativas (duração média de 15 minutos) sobre temas relacionados à alimentação e nutrição. Em seguida, eram feitas as oficinas culinárias práticas. Em relação aos dados socioeconômicos, a maioria dos participantes são do sexo feminino (59,1), com idade entre 18 e 25 anos (96,6) e estudam em período noturno (51,1). Prevaleceu a renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (41,9) e estudantes que moram com colegas (41,4), já que a maioria vêm de outros municípios de Minas Gerais (55,7). Em relação ao estado nutricional, a maior parte está classificada como eutrófica (61,4), apesar de 27,3 estarem acima do peso. Desses estudantes voluntários, 43,2 fazem a utilização do restaurante universitário com ou sem isenção de pagamento. Sobre os resultados referentes ao questionário de habilidades culinárias e às mudanças nos indicadores culinários no T0 e T1 dos grupos GI e GC, as oficinas culinárias possibilitaram mudanças dos indicadores culinários do GI em relação ao GC, já que houve diferença significativa em 83 dos indicadores. Apenas o indicador DAFV (p 0,1310) não obteve mudança significativa. Em relação ao efeito das oficinas culinárias nos indicadores em função do tempo, pode-se notar que todos os indicadores culinários do GI, AC (p0,0300), DAFV (p0,0062), AUFV (p0,0003), ACFV (0,0435), AUTC (p0,0001) e CTTC (p0,0001), apresentaram melhora significativa no T0-T1 ou seja, houve aquisição de habilidades culinárias logo após as oficinas culinárias. Já quando se avaliou a relação entre o T1-T2, onde é possível observar se houve manutenção das habilidades culinárias, apenas o indicador AC (p0,0001) do GI sofreu um aumento significativo 4 meses após as oficinas. Os demais indicadores do G1 não apresentaram alteração no T2, demonstrando que o conhecimento adquirido com as oficinas foi retido e mantido. Dessa forma, observa-se o efeito positivo das oficinas culinárias como intervenção nutricional para estudantes universitários, contribuindo para o aumento eou desenvolvimento de habilidades culinárias e resultando em uma alimentação mais saudável.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20202201610313

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47084

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Letícia Marques Alvarenga Alves e Universidade Federal de Lavras

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