SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Autoria de: Gizelly Aparecida Cardoso

Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho

Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Primeiro membro da banca: Elizandra Milagre Couto

Segundo membro da banca: Bárbara Viana Lessa Barbosa

Palavras-chaves: Unidades de Alimentação e Nutrição ?? UANs, Sustentabilidade Ambiental, Práticas Sustentáveis de Nutrição, Alimentação Saudável, Meio Ambiente.

Data da defesa: 19/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2021

Referência: Cardoso, G. A. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) são unidades de trabalho ou departamentos de uma empresa que desempenham atividades relacionadas à preparação e fornecimento de refeições, atentando para uma produção de qualidade que atenda às necessidades dos clientes nos aspectos nutricionais, higiênicosanitários, sociais e culturais. Tem sido comum encontrar abordagens de pesquisa no âmbito da nutrição que envolvam conceitos de sustentabilidade e estudos que avaliam os impactos ambientais causados pelas UANs. Observa-se também uma crescente preocupação das UANs em relação ao impacto que as empresas podem gerar não apenas no âmbito socioeconômico, mas também em relação ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a atuação de nutricionistas que trabalham em Unidades de Alimentação e Nutrição sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, com abordagem quantitativa. As respostas foram coletadas por meio de um questionário online gerado pela plataforma ??Google Forms??. Em linhas gerais, pode-se afirmar que a maioria dos respondentes praticam ações que mostram preocupação em relação à sustentabilidade ambiental no seu cotidiano de trabalho. Como exemplos de ações que contribuem para a sustentabilidade ambiental e que são praticadas pelos nutricionistas pode-se citar aproveitamento de partes menos convencionais ?? embora comestíveis ?? dos alimentos acompanhamento de cada etapa da preparação dos alimentos com o intuito de evitar desperdícios separação de resíduos sólidos e coleta seletiva educaçãotreinamento dos colaboradores em relação à sustentabilidade ambiental redução do consumo de água redução do consumo de energia elétrica aproveitamento da iluminação natural e utilização de estratégias de controle da poluição sonora. Além disso, os nutricionistas demonstraram estar atentos ao pilar social do conceito de sustentabilidade. Isso foi observado em suas práticas cotidianas de trabalho, como por exemplo preferência pela aquisição de alimentos de produtores rurais da região preocupação com a manutenção do patrimônio gastronômico e da cultura local valorização da agricultura familiar e, principalmente, preocupação com a saúde dos comensais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20202201421085

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47289

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gizelly Aparecida Cardoso e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo