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Título: ANÁLISE DA ALIMENTAÇÃO REALIZADAS NO LAR E NA ESCOLA DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAVRAS-MG

Título alternativo: ANALYSIS OF FEEDING PERFORMED AT HOME AND IN THE SCHOOL OF CHILDREN OF A PUBLIC SCHOOL IN LAVRAS-MG

Autoria de: Ana Carolina Andrade de Almeida

Orientação de: Camila Maria de Melo

Coorientação de: Fernanda Nascimento Hermes

Presidente da banca: Camila Maria de Melo

Primeiro membro da banca: Fernanda Nascimento Hermes

Segundo membro da banca: Milena Serenini Bernardes

Palavras-chaves: Alimentação, escolar, nutrição, criança, alimentos

Data da defesa: 21/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Almeida, A. C. A. d. ANÁLISE DA ALIMENTAÇÃO REALIZADAS NO LAR E NA ESCOLA DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAVRAS-MG . 2020. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Resumo Objetivo Avaliar o consumo alimentar no lar e na escola de crianças da cidade de Lavras- MG. Métodos Estudo transversal qualitativo, coleta de dados foi realizada com 46 crianças matriculadas em uma escola pública de Lavras-MG. A análise do consumo alimentar durante o período escolar foi feita baseada na Avaliação Qualitativa das Preparações dos Cardápios (AQPC) por meio dos cardápios oferecidos pela escola, e a análise da alimentação em casa foi baseada no Índice de Qualidade da Dieta Revisado para a população Brasileira (IQD-R) utilizando como base o recordatório 24 horas. Resultados Dos alunos avaliados, 61 eram do sexo masculino e 39 do sexo feminino e a faixa etária encontra-se entre 4 e 11 anos. Observou-se grande consumo de industrializados (91,3) e menor consumo de frutas (37) e verduras (65,2) durante o período em que os avaliados estão em casa. Os micronutrientes Ferro e Cálcio estão abaixo do recomendado para a idade. O cardápio escolar não está adequado conforme as disposições do PNAE, pois a oferta de vegetais e folhosos está baixa, a quantidade de enxofre foi considerada alta e a monotonia de cores está presente em 56 das refeições oferecidas pela escola. Conclusões A alimentação durante o período escolar e em casa das crianças não segue as recomendações propostas pelo Guia Alimentar para População Brasileira, trazendo também inadequações de alguns minerais, apesar da distribuição dos macronutrientes estarem adequadas. A Educação Alimentar e Nutricional se mostra importante tanto na escola quanto em casa para melhorar a qualidade e aumentar a variedade dos alimentos ingeridos em conjunto com a conscientização do consumo dos alimentos ultraprocessados.

Abstract: Objective To evaluate food consumption of children in the city of Lavras ?? MG at their homes and schools. Methods The study design was cross-sectional and the data collection was performed with 46 children enrolled in a public school in Lavras-MG. The analysis of food consumption during the school period was based on the Qualitative Evaluation of Menu Preparations (AQPC) through the menus offered by the school, and the analysis of food at home was based on the Diet Quality Index Reviewed for the Brazilian population (IQD-R) using as a basis the 24-hour recall. Results Among the students evaluated, 61 were male and 39 female and the group age is between 4 and 11 years. There was a high consumption of processed food (91.3) and lower fruits (37) and vegetables (65.2) consumption during the period in which the children evaluated are at home. The micronutrients Iron and Calcium are below the recommended for the age. The school menu is not adequate according to the provisions of the PNAE because the supply of vegetables and leafy vegetables is low, the amount of sulfur was considered high and the monotony of colors is present in 56 of the meals offered by the school. Conclusions The feeding during the school period and at the childrens homes does not follow the recommendations proposed by the Food Guide for the Brazilian Population, which also brings inadequacies of some minerals, although the distribution of macronutrients is adequate. Dietary and Nutritional Education is important both at school and at home to improve the quality and increase the variety of foods ingested together with awareness of the consumption of ultra-processed foods.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20201201621277

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45183

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Andrade de Almeida e Universidade Federal de Lavras

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